Eletromiografia e controle postural em atletas de handebol e praticantes de musculação
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3255Palabras clave:
Equilíbrio, Eletromiografia, Atletas, MusculaçãoResumen
Introdução: Uma forma de avaliar o controle postural, tanto unipodal como bipodal, é através da mensuração da atividade eletromiográfica de músculos de membros inferiores (bíceps femoral, reto femoral, vasto lateral, e gastrocnêmico medial).
Objetivos: Comparar o controle postural eletromiográfico bipodal e unipodal de atletas de handebol do sexo feminino com praticantes de musculação do mesmo sexo.
Metodologia: O controle postural foi avaliado através do teste de permanecer o mais imóvel possível durante 30 segundos, em apoio bipodal e unipodal direita.
Resultados: As atletas de handebol obtiveram maior ativação no músculo reto femoral na condição bipodal, e também para os quatro músculos avaliados na condição unipodal, enquanto que, para as praticantes de musculação a maior ativação foi encontrada apenas para os músculos reto femoral e gastrocnêmio medial na condição unipodal.
Conclusão: É possível concluir, com base no presente estudo, que a prática de modalidades esportivas distintas pode interferir, devido a especificidade da modalidade treinada, provocando alterações fisiológicas na manutenção do controle postural, avaliada através da eletromiografia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.