EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS HABITANTES DE SAPUCAIA DO SUL REFERENTE À GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Autores

  • Jenifer Teixeira Severo

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v7i2.4707

Palavras-chave:

Coleta Seletiva, Gestão de Resíduos, Educação Ambiental.

Resumo

Com o objetivo de avaliar a conscientização da população de Sapucaia do Sul perante a gestão de resíduos sólidos urbanos, o presente trabalho aplicou um questionário em 140 participantes residentes em 4 bairros distintos: dois com coleta seletiva e dois sem o serviço implementado. O sorteio dos bairros ocorreu mediante amostragem aleatória simples, ao passo que a definição dos locais de amostragem dentro dos bairros sorteados ocorreu através do método de amostragem por conglomerados. Através da pesquisa foi possível concluir que 94% dos respondentes afirma nunca ter sido orientado pelos agentes públicos do município acerca da separação correta dos resíduos gerados. Os programas de educação ambiental se limitam ao âmbito escolar, não havendo a publicização dos dados ambientais, fatos que dificultam a participação da população numa gestão de resíduos ativa. O entendimento da sociedade sobre o seu papel na cadeia de resíduos sólidos e sobre os impactos das ações individuais e coletivas no meio ambiente só será possível através de ações estruturadas de educação ambiental, que propiciem um ensino inclusivo, objetivando um diálogo com todas as camadas sociais de Sapucaia do Sul.

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Publicado

2019-12-23

Edição

Seção

Artigos