EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS HABITANTES DE SAPUCAIA DO SUL REFERENTE À GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v7i2.4707Palavras-chave:
Coleta Seletiva, Gestão de Resíduos, Educação Ambiental.Resumo
Com o objetivo de avaliar a conscientização da população de Sapucaia do Sul perante a gestão de resíduos sólidos urbanos, o presente trabalho aplicou um questionário em 140 participantes residentes em 4 bairros distintos: dois com coleta seletiva e dois sem o serviço implementado. O sorteio dos bairros ocorreu mediante amostragem aleatória simples, ao passo que a definição dos locais de amostragem dentro dos bairros sorteados ocorreu através do método de amostragem por conglomerados. Através da pesquisa foi possível concluir que 94% dos respondentes afirma nunca ter sido orientado pelos agentes públicos do município acerca da separação correta dos resíduos gerados. Os programas de educação ambiental se limitam ao âmbito escolar, não havendo a publicização dos dados ambientais, fatos que dificultam a participação da população numa gestão de resíduos ativa. O entendimento da sociedade sobre o seu papel na cadeia de resíduos sólidos e sobre os impactos das ações individuais e coletivas no meio ambiente só será possível através de ações estruturadas de educação ambiental, que propiciem um ensino inclusivo, objetivando um diálogo com todas as camadas sociais de Sapucaia do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.