A DINÂMICA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ESCOLAS DO ENSINO REGULAR: 6º AO 9º ANO

Autores

  • Fernanda Flávia Gomes
  • Raquel Mendonça Mendes
  • Jackson Faustino Ferreira
  • José Araújo de Souza
  • Sérgio Ricardo Silva Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v8i2.6483

Palavras-chave:

Deficiência Auditiva, Inclusão Escolar, Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho discute a dinâmica e a inclusão de alunos com deficiência auditiva nas escolas públicas do ensino regular, promovida pela atual política de educação nacional. Apresenta as causas e prevenções da deficiência auditiva e, discorre acerca do conhecimento dos professores em relação a esse tema. O trabalho foi realizado com o método de pesquisa bibliográfica, com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na função de Interprete, que favorecem o acesso do aluno com deficiência auditiva ao conhecimento. Trata-se de um tema cada vez mais evidente no âmbito escolar, posto a eminente necessidade dos profissionais do ensino em relação à qualificação que os permitam lidar com os deficientes auditivos, inserindo-os nos ambientes sócio educacional.

Biografia do Autor

Fernanda Flávia Gomes

Acadêmica do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Vale do Rio Verde – UninCor, Campus Pará de Minas.

Raquel Mendonça Mendes

Acadêmica do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Vale do Rio Verde – UninCor, Campus Pará de Minas.

Jackson Faustino Ferreira

Especialista em fisiologia do exercício. Mestrando em Gestão, Planejamento e Ensino. Docente do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Vale do Rio Verde – UninCor, campus Pará de Minas.

José Araújo de Souza

Mestre em Educação. Docente do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Vale do Rio Verde – UninCor, campus Pará de Minas. 

Sérgio Ricardo Silva Magalhães

Doutor em Engenharia Biomédica.

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Publicado

2020-11-16

Edição

Seção

Artigos