CRIATIVIDADE E GESTÃO NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v11i1.10894Abstract
O setor calçadista mostra-se relevante e tradicional na economia brasileira. Por ser vinculado a moda, é fácil a vinculação da criatividade ao design e desenvolvimento do produto – o calçado. Todavia, a criatividade não está ligada apenas ao processo criativo de produtos, podendo ser encontrada em qualquer ideia nova e adequada à situação. Este estudo busca, portanto, verificar a relação entre a criatividade e a gestão de indústrias calçadistas. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura com seleção de artigos no Portal de Periódicos Capes. A busca, dadas as limitações e critérios de seleção, resultou em quatro títulos que foram analisados pelos autores. Os resultados indicam que a criatividade está relacionada à gestão de empresas calçadistas, principalmente no que tange ao desenvolvimento de novos produtos, o conhecimento da organização e o marketing. Pode-se identificar, ainda, forte relação da criatividade com a inovação nas empresas, sendo a criatividade, normalmente, antecessora da inovação.Downloads
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2023-08-31
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Artigos
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