CRIATIVIDADE E GESTÃO NA INDÚSTRIA CALÇADISTA

Autores

  • Roberta Werner Rambo Universidade Feevale
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale
  • Raquel Engelman Machado Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v11i1.10894

Resumo

O setor calçadista mostra-se relevante e tradicional na economia brasileira. Por ser vinculado a moda, é fácil a vinculação da criatividade ao design e desenvolvimento do produto – o calçado. Todavia, a criatividade não está ligada apenas ao processo criativo de produtos, podendo ser encontrada em qualquer ideia nova e adequada à situação. Este estudo busca, portanto, verificar a relação entre a criatividade e a gestão de indústrias calçadistas. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura com seleção de artigos no Portal de Periódicos Capes. A busca, dadas as limitações e critérios de seleção, resultou em quatro títulos que foram analisados pelos autores. Os resultados indicam que a criatividade está relacionada à gestão de empresas calçadistas, principalmente no que tange ao desenvolvimento de novos produtos, o conhecimento da organização e o marketing. Pode-se identificar, ainda, forte relação da criatividade com a inovação nas empresas, sendo a criatividade, normalmente, antecessora da inovação.

Biografia do Autor

Roberta Werner Rambo, Universidade Feevale

Mestra em Administração, especialista em Análise Estratégica de Custos e graduada em Comércio Exterior.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale.

Raquel Engelman Machado, Universidade Feevale

Doutora e mestra em Administração, especialista em Marketing Estratégico e graduada em Comunicação Social. Professora na Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Artigos