POR UMA HISTÓRIA SIGNIFICATIVA NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v3i1.1116Keywords:
Ensino Significativo, História, Planejamento, Sujeitos Históricos.Abstract
A importância dada ao ensino da história nas escolas e a maneira como esse ensino é articulado é o foco deste artigo. Tem como objetivo discutir questões pertinentes ao ensino significativo da História em sala de aula. Ao longo do trabalho discutiremos o atual ensino da história, analisaremos o que é a história na teoria e na prática e falaremos do papel do professor e do aluno na construção do conhecimento histórico de maneira significativa. Metodologicamente, baseamo-nos na pesquisa bibliográfica, estudando contribuições de diversos autores sobre o ensino da História e sobre a Educação. Chegamos à conclusão de que o professor precisa ter claro consigo a diferenciação entre a História e o passado propriamente dito, até questões ideológicas da História trabalhada na escola. Para o ensino da História se tornar significativo, o educando deve se ver como sujeito histórico e perceber o quanto os fatos históricos influenciam o seu modo de vida, e para esta conquista é essencial o planejamento bem focado e com objetivos claros.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.