POR UMA HISTÓRIA SIGNIFICATIVA NA SALA DE AULA

Autores

  • Janaína Mota Fidelis Centro Universitário La Salle Centro Universitário Leonardo da Vinci

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v3i1.1116

Palavras-chave:

Ensino Significativo, História, Planejamento, Sujeitos Históricos.

Resumo

A importância dada ao ensino da história nas escolas e a maneira como esse ensino é articulado é o foco deste artigo. Tem como objetivo discutir questões pertinentes ao ensino significativo da História em sala de aula. Ao longo do trabalho discutiremos o atual ensino da história, analisaremos o que é a história na teoria e na prática e falaremos do papel do professor e do aluno na construção do conhecimento histórico de maneira significativa. Metodologicamente, baseamo-nos na pesquisa bibliográfica, estudando contribuições de diversos autores sobre o ensino da História e sobre a Educação. Chegamos à conclusão de que o professor precisa ter claro consigo a diferenciação entre a História e o passado propriamente dito, até questões ideológicas da História trabalhada na escola. Para o ensino da História se tornar significativo, o educando deve se ver como sujeito histórico e perceber o quanto os fatos históricos influenciam o seu modo de vida, e para esta conquista é essencial o planejamento bem focado e com objetivos claros.

Biografia do Autor

Janaína Mota Fidelis, Centro Universitário La Salle Centro Universitário Leonardo da Vinci

É Pedagoga licenciada pelo Centro Universitário La Salle em 2012/2, atualmente cursa Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário La Salle e cursa Especialização em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. É Supervisora de Secretaria de Ensino e Assessora Pedagógica da Faculdade Factum.

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Publicado

2014-05-31

Edição

Seção

Artigos