COMPARAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE LOCOMOÇÃO DE CRIANÇAS ENTRE 6 E 8 ANOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE BALLET

Authors

  • Talita de Castro Tiecher Centro Universitário La Salle
  • Adriana Marques Toigo Centro Universitário La Salle
  • Luiz Guilherme Camargo Rodrigues Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v4i1.1672

Keywords:

Habilidades motoras fundamentais. Locomoção. Ballet. Educação física escolar. Desenvolvimento motor.

Abstract

O objetivo do estudo foi comparar as habilidades motoras fundamentais de locomoção (caminhada, deslocamento lateral, galope, salto em altura e salto em distância) de crianças entre 6 e 8 anos praticantes de Educação Física escolar e aulas de Ballet extraclasse (Grupo Ballet, n = 20) com praticantes de Educação Física escolar apenas (Grupo Escola, n = 9). As filmagens das habilidades foram analisadas qualitativamente a fim de identificar os estágios do desenvolvimento motor (estágios inicial, elementar ou maduro). Os resultados encontrados não indicaram diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) para nenhuma das habilidades motoras fundamentais observadas. Ficou evidenciado ue a maioria das crianças de ambos os grupos encontrava-se no estágio elementar.

Author Biographies

Talita de Castro Tiecher, Centro Universitário La Salle

Educadora Física graduada pelo Centro Universitário La Salle.

Adriana Marques Toigo, Centro Universitário La Salle

Educadora Física graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994.

Especialista em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994.

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1999.

Doutora em Ensino de Ciências (Biomecânica) pela Universidade de Burgos, Espanha, e Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2011.

Professora do curso de Educação Física do Centro Universitário La Salle desde 2002

Luiz Guilherme Camargo Rodrigues, Centro Universitário La Salle

Acadêmico do Curso de Educação Física do Centro Universitário La Salle

Published

2015-05-31

Issue

Section

Artigos