COMPARAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE LOCOMOÇÃO DE CRIANÇAS ENTRE 6 E 8 ANOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE BALLET
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v4i1.1672Palavras-chave:
Habilidades motoras fundamentais. Locomoção. Ballet. Educação física escolar. Desenvolvimento motor.Resumo
O objetivo do estudo foi comparar as habilidades motoras fundamentais de locomoção (caminhada, deslocamento lateral, galope, salto em altura e salto em distância) de crianças entre 6 e 8 anos praticantes de Educação Física escolar e aulas de Ballet extraclasse (Grupo Ballet, n = 20) com praticantes de Educação Física escolar apenas (Grupo Escola, n = 9). As filmagens das habilidades foram analisadas qualitativamente a fim de identificar os estágios do desenvolvimento motor (estágios inicial, elementar ou maduro). Os resultados encontrados não indicaram diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) para nenhuma das habilidades motoras fundamentais observadas. Ficou evidenciado ue a maioria das crianças de ambos os grupos encontrava-se no estágio elementar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.