A PERCEPÇÃO DA LIDERANÇA SOBRE A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO HÍBRIDO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR BANCÁRIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v10i1.9736

Keywords:

Endomarketing, Comunicação Interna, Liderança Colaborativa, Trabalho Híbrido.

Abstract

A partir do início de 2020 ocorreram mudanças no cenário corporativo em virtude da pandemia COVID19. O objetivo deste estudo é comparar a percepção dos gestores comerciais e técnicos do setor bancário quanto a produtividade no trabalho híbrido. Foi elaborado através de uma pesquisa quantitativa e descritiva, com levantamento Survey e aplicação de questionário de forma on-line em novembro de 2021. Foram pesquisados 51 líderes comerciais e técnicos. Observa-se diferenças entre as percepções dos líderes comerciais e líderes técnicos, por exemplo, os líderes comerciais indicam que o contato pessoal é o aspecto mais importante para a produtividade, enquanto os líderes técnicos apontam aspectos ligados a qualidade de vida e conforto como primordiais.

Author Biographies

Luciane Pereira Viana, Pós doutoranda na Universidade Feevale

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Mestre em Processos e Manifestações Culturais. Bacharel em Administração de Empresas. Professora na Faculdade IENH.

Ricardo Éfren Chitó, Faculdade IENH

Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança Colaborativa na Faculdade IENH. Bacharel em Administração.

Deise Hoffmeister, Faculdade IENH

Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança Colaborativa na Faculdade IENH. Bacharel em Economia

Published

2022-08-11

Issue

Section

Artigos