TERRITÓRIO DO MEDO:

DESVENDANDO A LGBTFOBIA NO BRASIL RURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v11i2.11222

Palavras-chave:

LGBTfobia. Rural, Violência, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo pretende investigar, os principais estudos teóricos e dados sobre a violência com a fundo a LGBTfobia em territórios rurais. O estudo contou com pesquisa bibliográfica, por meio de busca sistêmica em periódicos eletrônicos, além de levantamento de dados em observatórios acadêmicos e organizações da sociedade civil sobre a violência urbana e rural relacionada à LGBTfobia. Como principais achados da pesquisa, constatou-se: (i) carência de políticas públicas de conscientização e combate da violência contra pessoas LGBTQIAPN+ no campo; ii) falta de pesquisas acadêmicas e banco de dados sobre a LGBTfobia em territórios rurais; iii) necessidade de se pensar políticas de fortalecimento dos movimentos sociais do rural, com vistas a dar visibilidade às lutas da comunidade LGBTQIAPN+ nesses territórios e avançar na garantia de direitos.

Biografia do Autor

Jeam Claude de Souza Gomes, UFRN - PPEUR

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN),Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tendo como linhas de estudos/pesquisa: A Política Nacional de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Natal, O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e sua importância para o processo de formação docente. E atualmente tem como foco de estudo questões relacionadas a diversidade sexual, gênero na esfera da política de desenvolvimento territorial rural, movimento de mulheres rurais e LGTBQIA+.

Winifred Knox, UFRN - PPEUR

Pós doutora em Antropologia, Doutora em Ciências Sociais, mestra em Sociologia e antropologia, Especialista em filosofia. Professora permanente no Programa de Estudos Urbanos e Regionais (PEUR/UFRN) - Linha dinâmicas territoriais e regionais- disciplinas dinâmicas territoriais (novas ruralidades, teorias feministas, decolonialidade, produção de conhecimento, entre outras), pesquisador no LabRural/UFRN, NAVIS/UFRN e também no curso de Gestão em Políticas Públicas do Instituto de Políticas Públicas/UFRN. Forte enfoque em extensão universitária. Experiência em pesquisa nos movimentos sociais de favela no âmbito da sociologia urbana enfoque dado na dissertação de mestrado e em movimentos sociais de pescadores e pescadoras, enfoque dado nas pesquisas de doutorado e pós doutorado no PPAS da UFF.Tem se dedicado à pesquisa e extensão na área de socioantropologia do desenvolvimento, políticas públicas e planejamento territorial com grande ênfase em desenvolvimento regional, comunidades pesqueiras, agricultura familiar e igualdade de gênero. Professora associada III. Tem 21 artigos em periódicos, 7 livros publicados/org, 26 capítulos de livros, 19 produções audio-visuais.

Pedro Henrique Bezerra Farias, UFRN - PPEUR

Mestre em Estudos Urbanos e Regionais pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais, Instituto de Políticas Públicas - IPP, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Direito Digital pela Faculdade Verbo Educacional. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atua como bolsista pesquisador da área de Direito Administrativo, lotado no Grupo Auxiliar de Administração Geral - GAAG, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA. Realizou estágio na 6 Promotoria de Justiça de Mossoró/RN, com atribuição na área criminal. Atuou como pesquisador na Secretaria de Estado da Administração do Estado do Rio Grande do Norte - SEAD/RN, lotado na Assessoria Técnica da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales - EGRN, onde além das atividades de pesquisa no âmbito da governança digital e inovação, colaborou com a elaboração de instrumentos jurídicos necessários às atividades institucionais, como, dentre outros, termos de referência, acordos de cooperação e regimentos internos. Atualmente é membro do Laboratório de Estudos Rurais (LABRURAL) e do Grupo de Estudos em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento Regional- GEPPEDER, ambos vinculados ao Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN).Tem interesse nas áreas de planejamento regional, desenvolvimento territorial, memória, construção de identidades e Políticas Públicas, inovação, direito público e questões de gênero. É poeta e escritor.

Downloads

Publicado

2024-04-22

Edição

Seção

Artigos