GESTÃO DE CONFLITOS TRABALHISTAS: SOLUÇÕES E PROBLEMAS POR TRÁS DOS MÉTODOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v6i1.4207Palavras-chave:
Mediação, Arbitragem, Conciliação, Justiça do Trabalho.Resumo
O presente estudo busca compreender os institutos de mediação, conciliação e arbitragem em relação às suas peculiaridades na aplicação à Justiça do Trabalho, estabelecendo análise crítica dos pontos positivos e negativos em vista às particularidades deste ramo do Direito. Essa temática é de suma importância pois estabelece formas de aprimoramento e modernização do sistema judiciário brasileiro, mas que podem resultar em restrições aos direitos de uma classe de indivíduos altamente vulneráveis. Para tanto, ter-se-á como base a pesquisa bibliográfica e em bancos de dados digitais a fim de compreender a tratativa dada a estes institutos pela legislação, jurisprudência e doutrina nacionais por meio do método lógico-dedutivo. Constituindo-se como resultado a identificação de métodos aptos a garantir a disposição constitucional de acesso à jurisdição e celeridade, bem como, por outro viés, de situações passíveis de perpetuar a desigualdade de poderio do empregador em relação ao empregado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.