Educação museal online na pandemia: práticas, teoria e desafios

Autores

  • Frieda Marti Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST)
  • Andréa Costa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i42.10453

Palavras-chave:

Educação museal, educação museal online, cibercultura, pandemia, seção de assistência ao ensino

Resumo

O longo e recente fechamento dos museus e demais equipamentos de cultura e educação em decorrência da pandemia de Covid-19 tem ampliado os debates acerca da presentificação dessas instituições no ciberespaço e da realização de atividades educacionais e culturais online. O presente artigo busca contribuir para esse debate, a partir a partir das experiências e da atuação da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional (MN), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesse sentido, são  apresentadas e discutidas algumas ações educativas museais que lançaram mão das tecnologias digitais em rede. Ocupa a centralidade das reflexões o conceito de Educação Museal Online (MARTI, 2021), forjado a partir das ações educativas museais online desenvolvidas nas redes sociais digitais da SAE desde 2018, em um momento que precede tanto o incêndio de grandes proporções que atingiu o Museu Nacional, quando a pandemia de Covid-19, em curso desde março de 2020. O artigo contempla aspectos históricos referentes aos usos de diferentes mídias na prática educativa museal, bem como aspectos práticos, teóricos e metodológicos relativos à Educação Museal Online. São elencados, ainda, alguns dos desafios a serem superados pela Educação Museal na interface com a Cibercultura. Contrariando a visão de que os educadores museais são aqueles profissionais que apenas atuam dentro do museu, nomeadamente nas visitas educativas realizadas no contexto das exposições, a análise do conjunto de ações realizadas pela SAE nos anos de 2020 e 2021 mostra que esses profissionais ocupam diferentes espaços-tempos em suas práticas e lançam mão de diferentes saberes, recursos e estratégias para a promoção de ambiências conversacionais, colaborativas, coautorais em interatividade, com vistas à formação crítica dos sujeitos e a transformação social.

Biografia do Autor

Frieda Marti, Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST)

Licenciada em Ciências Biológicas (UERJ), Mestre em Zoologia (Museu Nacional/UFRJ) e Doutora em Educação (PROPED/UERJ)

Educadora Museal e Bolsista PCI-DB da Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST)

 Professora Colaboradora da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE/MN)

Rua General Bruce, 586

Bairro Imperial de São Cristóvão

CEP: 20921-030 - Rio de Janeiro - RJ

friedamarti@mast.br

Andréa Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Licenciada em História (UERJ), Mestre e Doutora em Educação (PPGEdu/UNIRIO)

Educadora no Museu Nacional (MN), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente no Departamento de Estudos e Processos Museológicos (DEPM), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Av. Pasteur, 458 – Prédio do CCH – Sala 405
CEP: 22.290-240 – Rio de Janeiro

andrea@mn.ufrj.br

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Publicado

2022-12-21

Edição

Seção

Dossiê