Educação museal online na pandemia: práticas, teoria e desafios
DOI :
https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i42.10453Mots-clés :
Educação museal, educação museal online, cibercultura, pandemia, seção de assistência ao ensinoRésumé
O longo e recente fechamento dos museus e demais equipamentos de cultura e educação em decorrência da pandemia de Covid-19 tem ampliado os debates acerca da presentificação dessas instituições no ciberespaço e da realização de atividades educacionais e culturais online. O presente artigo busca contribuir para esse debate, a partir a partir das experiências e da atuação da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional (MN), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesse sentido, são apresentadas e discutidas algumas ações educativas museais que lançaram mão das tecnologias digitais em rede. Ocupa a centralidade das reflexões o conceito de Educação Museal Online (MARTI, 2021), forjado a partir das ações educativas museais online desenvolvidas nas redes sociais digitais da SAE desde 2018, em um momento que precede tanto o incêndio de grandes proporções que atingiu o Museu Nacional, quando a pandemia de Covid-19, em curso desde março de 2020. O artigo contempla aspectos históricos referentes aos usos de diferentes mídias na prática educativa museal, bem como aspectos práticos, teóricos e metodológicos relativos à Educação Museal Online. São elencados, ainda, alguns dos desafios a serem superados pela Educação Museal na interface com a Cibercultura. Contrariando a visão de que os educadores museais são aqueles profissionais que apenas atuam dentro do museu, nomeadamente nas visitas educativas realizadas no contexto das exposições, a análise do conjunto de ações realizadas pela SAE nos anos de 2020 e 2021 mostra que esses profissionais ocupam diferentes espaços-tempos em suas práticas e lançam mão de diferentes saberes, recursos e estratégias para a promoção de ambiências conversacionais, colaborativas, coautorais em interatividade, com vistas à formação crítica dos sujeitos e a transformação social.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.