Educação patrimonial: percursos, concepções e apropriações
DOI:
https://doi.org/10.18316/1874Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Museu, Escola, IPHAN, Educação em museusResumo
Neste texto percorremos um itinerário no tempo abordando as relações entre educação e patrimônio e educação e museus. O viés pedagógico acompanha as práticas dos museus e aquelas vinculadas ao patrimônio, embora possam ser percebidas distinções entre ambas. Enquanto os museus aprofundaram sua missão educativa no tempo, as políticas ligadas ao patrimônio, no Brasil, incorporaram apenas recentemente práticas educativas nas suas ações de preservação dos bens culturais. Nesse último contexto ganhou força a denominada educação patrimonial, surgida no âmbito dos museus e apropriada pela agência federal de gestão do patrimônio brasileiro e pelas instituições educacionais. O objetivo é compreender as apropriação e invenções relacionados às representações e às práticas concernentes à memória e aos bens culturais, seja pelos museus e órgãos de gestão do patrimônio, seja por programas e projetos na educação básica, de modo a inspirar os que refletem e atuam em torno do tema da Educação Patrimonial.
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