Educação patrimonial: percursos, concepções e apropriações

Autores

  • Carmem Zeli de Vargas Gil UFRGS
  • Zita Rosane Possamai UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18316/1874

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Museu, Escola, IPHAN, Educação em museus

Resumo

Neste texto percorremos um itinerário no tempo abordando as relações entre educação e patrimônio e educação e museus. O viés pedagógico acompanha as práticas dos museus e aquelas vinculadas ao patrimônio, embora possam ser percebidas distinções entre ambas. Enquanto os museus aprofundaram sua missão educativa no tempo, as políticas ligadas ao patrimônio, no Brasil, incorporaram apenas recentemente práticas educativas nas suas ações de preservação dos bens culturais. Nesse último contexto ganhou força a denominada educação patrimonial, surgida no âmbito dos museus e apropriada pela agência federal de gestão do patrimônio brasileiro e pelas instituições educacionais. O objetivo é compreender as apropriação e invenções relacionados às representações e às práticas concernentes à memória e aos bens culturais, seja pelos museus e órgãos de gestão do patrimônio, seja por programas e projetos na educação básica, de modo a inspirar os que refletem e atuam em torno do tema da Educação Patrimonial.

Biografia do Autor

Carmem Zeli de Vargas Gil, UFRGS

Possui graduação em História pela Faculdade Cenecista de Osório (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2009) Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da COMEX-FACED 2011-2012. Membro da Comissão de Graduação da História 2011-2012. Participa do Laboratório de Ensino de História e Educação da UFRGS. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: jovens, Educação, Patrimônio e ensino de História.

Zita Rosane Possamai, UFRGS

doutora em História; docente do Curso de museologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2014-12-23

Edição

Seção

Dossiê