Fotografia & História Cultural: Uma janela aberta para o mundo

Autores

  • Ivo dos Santos Canabarro Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departartamento de Ciências Sociais.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.15.1

Palavras-chave:

Fotografia, Cultura visual, História Cultural

Resumo

O artigo aborda a relação da fotografia como a história cultural, pois os primeiros trabalhos sobre fotografia no Brasil foram realizados com o embasamento teórico e metodológico da História Cultural. Mais tarde, a fotografia começou a ser aproximada da cultura visual, dando suporte para as discussões sobre suas utilizações nas ciências humanas. Num primeiro momento, algumas discussões sobre o campo da História Cultural no Brasil, e a seguir, a fotografia no panorama cultural e suas utilizações para a produção do conhecimento, nos dando uma noção de sua expressão cultural.

Biografia do Autor

Ivo dos Santos Canabarro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departartamento de Ciências Sociais.

Possui graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio de doutorado na l'Université Paris III Sorbonne Nouvelle, Instituto de Cinema e Audivisual com orientação de Philippe Dubois. Atualmente é professor associado I da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação de História presencial e EAD e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura

Downloads

Publicado

2015-08-21

Edição

Seção

Dossiê