Educação patrimonial e mediação antropológica

Gilmar Rocha

Resumo


A educação patrimonial é um tema amplamente divulgado pelo IPHAN atualmente; não por acaso, se observa um crescimento na produção acadêmica sobre o assunto nos últimos anos. Somam-se a isso as iniciativas desenvolvidas no âmbito das políticas nacionais e internacionais que contribuíram significativamente para a ampliação de sentido do patrimônio cultural e da educação (como processos de ensino-aprendizagem) para além dos domínios da sala de aula e dos objetos de “pedra e cal”. Embora a antropologia ocupe um lugar de destaque nos estudos sobre patrimônio cultural na atualidade, o tema da educação patrimonial ainda continua relativamente distante das reflexões dos antropólogos. Este texto analisa a importância da educação patrimonial no cenário brasileiro contemporâneo e a contribuição possível da antropologia para esse “campo” em ebulição.

 


Palavras-chave


Antropologia; Educação; Patrimônio; Mediação; Etnoeducação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1981-7207.16.19

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1981-7207

Universidade La Salle - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000