Mediação cultural e interdisciplinaridade: cartografias como provocações estéticas

Autores

  • Rita de Cássia Demarchi IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Mirian Celeste Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.16.36

Palavras-chave:

Mediação Cultural, Interdisciplinaridade, Arte

Resumo

A compreensão da arte como gatilho do conhecimento interdisciplinar norteia, neste artigo, reflexões sobre a mediação cultural e seus territórios. A partir de Fayga Ostrower (1998), a leitura de obras e de espaços expositivos se articulam com conceitos trazidos por Dewey (2010), Rancière (2010), Aguirre (2011) e Arantes (2006), entre outros. Diferentes cartografias acessadas por obras da exposição Mappa Mundi, com curadoria e catálogo organizado por Guillaume Monsaingeon (Museu Berardo/Lisboa, 2011) e desenhos infantis trabalhados em uma intervenção pedagógica/pesquisa de mestrado de Estela Bonci (2013), em um projeto interdisciplinar junto à exposição Coleção, Ciência e Arte (Centro Maria Antonia/USP, 2011), trazem elementos para a compreensão da mediação especialmente quanto à curadoria educativa e patrimônio cultural. As imagens, organizadas em foto-ensaios tornam-se focos de análise e impulsionam leituras para além de fronteiras disciplinares.

Biografia do Autor

Mirian Celeste Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação pela FE/USP. Mestre em Artes Plásticas pela ECA/USP. Docente no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. E-mail: mcmart@uol.com.br

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Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Dossiê