O turismo pedagógico rural em Joinville: proteção do patrimônio cultural?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i33.5271

Palavras-chave:

Patrimônio, Turismo, Projeto Viva Ciranda

Resumo

O artigo visa discutir se o Projeto Viva Ciranda (PVC) em Joinville (SC), que é caracterizado pelo poder público como um projeto de turismo pedagógico no espaço rural, ao mobilizar o patrimônio cultural dos agricultores para incluí-lo na dinâmica de ensino e aprendizagem das crianças que frequentam as escolas de educação básica da região, pode contribuir para a proteção do patrimônio cultural do meio rural joinvilense. Primeiro, com o objetivo de fornecer subsídios para se compreender o turismo pedagógico em espaço rural, fazemos uma discussão sobre a emergência do turismo no espaço rural no Brasil e as características do turismo pedagógico em espaço rural. Em seguida, problematizamos a noção de patrimônio cultural no espaço rural. Por fim, a partir daquilo que foi observado nas visitas dos grupos de alunos, procuramos refletir sobre o caráter pedagógico da experiência oferecida pelo PVC relacionando aos objetivos, procuramos verificar se (e como) o patrimônio rural é mobilizado para a aprendizagem e como isso pode contribuir para sua proteção. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e documental, observações de campo, onde registrou-se informações em um caderno de campo, e história oral. Por fim verificou-se que visitas de grupos de alunos às propriedades pedagógicas desvinculadas da dinâmica de ensino-aprendizagem não se efetivam como um modelo de turismo pedagógico. Além disso, que as propriedades que compõem o projeto contribuem de forma diferenciada para a proteção do patrimônio rural.

Biografia do Autor

Gilmar Nilsen, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Graduado em História pela UNIASSELVI Especialização em Metodologia do Ensino de História pela UNIASSELVI Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE

Ilanil Coelho, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professora da Universidade da Região de Joinville ocupando as funções de docente no Curso de História e no Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade. Coordena o grupo ?Cidade, cultura e diferença? (registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq), buscando possibilidades de interlocução da história cultural com estudos dos campos do patrimônio cultural, da educação e da antropologia e da sociologia urbanas.

Felipe Borborema Cunha Lima, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (1995), graduação em Turismo pelo Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (2006), Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2009; 2016), com estágio sanduíche estágio em Portugal na Universidade do Algarve (UAlg). Professor Colaborador e pesquisador PNPD/CAPES no Mestrado Acadêmico em Patrimônio Cultural e Sociedade (MPCS) da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) com estudos vinculados a Rede Unitwin, Cátedra Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento da UNESCO. Atua principalmente com projetos turísticos não tradicionais (agroturismo, comunitário, de experiência e criativo) com ênfase nas redes, organizações e arranjos produtivos que promovem o desenvolvimento local e humano com base nos patrimônios, tradições e saberes-fazer. Além de experiência nas áreas relacionadas ao Turismo Cultural, Cineturismo e Discurso Midiático. É membro do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura e Diferença da UNIVILLE e do Grupo de Pesquisa Planejamento e Gestão: Interface Turismo, Espaço e Sociedade [TES] da UNIVALI.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Artigos / Ensaios