O turismo pedagógico rural em Joinville: proteção do patrimônio cultural?
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i33.5271Palabras clave:
Patrimônio, Turismo, Projeto Viva CirandaResumen
O artigo visa discutir se o Projeto Viva Ciranda (PVC) em Joinville (SC), que é caracterizado pelo poder público como um projeto de turismo pedagógico no espaço rural, ao mobilizar o patrimônio cultural dos agricultores para incluí-lo na dinâmica de ensino e aprendizagem das crianças que frequentam as escolas de educação básica da região, pode contribuir para a proteção do patrimônio cultural do meio rural joinvilense. Primeiro, com o objetivo de fornecer subsídios para se compreender o turismo pedagógico em espaço rural, fazemos uma discussão sobre a emergência do turismo no espaço rural no Brasil e as características do turismo pedagógico em espaço rural. Em seguida, problematizamos a noção de patrimônio cultural no espaço rural. Por fim, a partir daquilo que foi observado nas visitas dos grupos de alunos, procuramos refletir sobre o caráter pedagógico da experiência oferecida pelo PVC relacionando aos objetivos, procuramos verificar se (e como) o patrimônio rural é mobilizado para a aprendizagem e como isso pode contribuir para sua proteção. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e documental, observações de campo, onde registrou-se informações em um caderno de campo, e história oral. Por fim verificou-se que visitas de grupos de alunos às propriedades pedagógicas desvinculadas da dinâmica de ensino-aprendizagem não se efetivam como um modelo de turismo pedagógico. Além disso, que as propriedades que compõem o projeto contribuem de forma diferenciada para a proteção do patrimônio rural.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.