Políticas públicas e cultura: por um centro de pesquisa em cultura contemporânea

Autores

  • Celmar Côrrea de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Alexandre Veiga Casa de Cultura Mario Quintana

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i31.5310

Palavras-chave:

Cultura, História cultural, Gestão de Informações

Resumo

O artigo trata da importância da produção de dados e informações sobre as políticas públicas de cultura financiadas pelo poder público, que podem ser obtidas através da formação de um sistema público de reflexão e pesquisa sobre o tema, a partir dos registros dessas políticas, organizados e disponibilizados para consulta pública, de modo a permitir a análise e avaliação dos resultados obtidos nesse campo. Tal sistema pode ser obtido com um centro de pesquisa em cultura contemporânea, a ser implementado na Casa de Cultura Mario Quintana, equipamento cultural da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Celmar Côrrea de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Mestrado em Direito, linha de pesquisa: Direito Ambiental e Biodireito, na UCS; graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professor Permanente do Mestrado UERGS/ Capes Ambiente e Sustentabilidade; Líder do Grupo de Pesquisa UERGS/CNPq Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento. É professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Alexandre Veiga, Casa de Cultura Mario Quintana

Doutor em História, Mestre em Comunicação e Informação, Bacharel em Arquivologia e História pela UFRGS; Pós-graduando em Gestão Pública em nível de Especialização na UERGS; servidor público da Secretaria de Estado da Cultura; arquivista da Casa de Cultura Mario Quintana

Downloads

Publicado

2019-02-25

Edição

Seção

Artigos / Ensaios