Consumo: uma contramemória?

Jeanine Bender De Paula

Resumo


Este estudo visa pensar o consumo de um ponto de vista diverso do usual com objetivos específicos baseados em uma contramemória, ou seja, como algo que não se retém na mente, tendo em vista a efemeridade que vivemos no mundo da informação, em que o consumo se mostra fluido e volátil. A alta modernidade também tem como característica a sociedade de consumo, apresentando esta, correlação direta com o crescimento econômico que se estende a toda coletividade. Assim, o tema tem por intuito iniciar a reflexão acerca de um assunto cotidiano como o consumo, percebido aqui como um fator de contramemória, e suas principais consequências no mundo contemporâneo.

Palavras-chave: Consumo; Memória; Contramemória.

Abstract

This study is going to think the consumption from a diverse point of view of the usual one, with specific objectives based in an anti-memory, in other words, something that not itself constrained in the mind, having in mind the frality that we live in the world of the information, where the consumption itself is volatile and fluid. The high modernity also has as characteristic the consumer society, presenting this straight correlation with the economic growth that extends to all community. Therefore, the theme has the aim to initiate the reflection about a day-to-day matter as the consumption, perceived here like a factor of anti-memory, and its main consequences in the contemporary world.

Key-words: Consume. Memory. Anti-memory.


Palavras-chave


Consumo; Memória; Contramemória

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/p.%2019-31

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ISSN: 1981-7207

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