A educação patrimonial como instrumento de cidadania e a atuação do Programa Monumenta em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Alexsandra Fachinello

Resumo


O presente texto apresenta uma reflexão teórica sobre educação patrimonial e analisa as atividades do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em especial do Programa Monumenta, e sua atuação em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A metodologia pautou-se na pesquisa bibliográfica qualitativa. A educação patrimonial nasce da necessidade que temos de preservar o patrimônio cultural. Além disso, consolida a aliança entre preservação do patrimônio, resgate da memória e construção de cidadania.

Palavras-chave: Educação patrimonial; Preservação; Cidadania.

Abstract

This paper shows a theoretical consideration about education for heritage and the analysis of the activities of Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), mainly the Monumenta Program and it’s acting in Porto Alegre, Rio Grande do Sul . The method was based on qualitative bibliography. The education for heritage begins by the needs to preserve the cultural heritage. Besides, reinforce the ally between heritage preservation, memory salvage and citizenship construction.

Key-words: Education for heritage. Preservation. Citizenship.


Palavras-chave


Educação patrimonial; Preservação; Cidadania

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/p.%2096-105

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