A documentação como sintaxe da arte da performance
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.vi43.10619Keywords:
Documentação Museológica. Arte da Performance. Musealização. Arquivamento.Abstract
A documentação de obras de arte de performance engloba dissensos sobre protocolos de preservação, em razão de algumas narrativas considerarem a semântica de obras da linguagem a partir da noção de efemeridade, cuja inscrição atribui ao desaparecimento das ações a impossibilidade de qualquer tipo de documentação dos/sobre os trabalhos. Neste sentido, este texto tem como objetivo apresentar discussões sobre a documentação museológica de obras de arte da performance. A documentação está relacionada aos processos de gestão da coleção, ou seja, vinculada às práticas de musealização, cuja intenção se relaciona à pesquisa, aos agenciamentos e, também, ao arquivamento. À vista disso, o texto discute algumas considerações de referenciais sobre documentação museológica e documentação de performance, bem como apresenta protocolos de preservação da performance em acervos de museus a partir das experiências: Performance Art Archive, do Museum of Fine Arts de Boston; e SiteWorks: San Francisco performance 1969-85, da Universidade de Exeter. Assim, estas experiências podem suscitar reflexões quanto à essencialização da linguagem e o contato com as obras, sendo a constituição de um arquivo virtual sobre essas, a partir da documentação, referencial para a preservação, a visualidade e a visibilidade de obras de arte da performance.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:
Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.