A documentação como sintaxe da arte da performance

Autores

  • Anna Paula da silva UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.vi43.10619

Palavras-chave:

Documentação Museológica. Arte da Performance. Musealização. Arquivamento.

Resumo

A documentação de obras de arte de performance engloba dissensos sobre protocolos de preservação, em razão de algumas narrativas considerarem a semântica de obras da linguagem a partir da noção de efemeridade, cuja inscrição atribui ao desaparecimento das ações a impossibilidade de qualquer tipo de documentação dos/sobre os trabalhos. Neste sentido, este texto tem como objetivo apresentar discussões sobre a documentação museológica de obras de arte da performance. A documentação está relacionada aos processos de gestão da coleção, ou seja, vinculada às práticas de musealização, cuja intenção se relaciona à pesquisa, aos agenciamentos e, também, ao arquivamento. À vista disso, o texto discute algumas considerações de referenciais sobre documentação museológica e documentação de performance, bem como apresenta protocolos de preservação da performance em acervos de museus a partir das experiências: Performance Art Archive, do Museum of Fine Arts de Boston; e SiteWorks: San Francisco performance 1969-85, da Universidade de Exeter. Assim, estas experiências podem suscitar reflexões quanto à essencialização da linguagem e o contato com as obras, sendo a constituição de um arquivo virtual sobre essas, a partir da documentação, referencial para a preservação, a visualidade e a visibilidade de obras de arte da performance.

Biografia do Autor

Anna Paula da silva, UFBA

Doutora em Artes Visuais (PPGAV-UnB), Mestra em Museologia (PPGMUSEU-UFBA), bacharela em Museologia e licenciada em História.

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Publicado

17-08-2023

Edição

Seção

Dossiê