A documentação como sintaxe da arte da performance
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.vi43.10619Palavras-chave:
Documentação Museológica. Arte da Performance. Musealização. Arquivamento.Resumo
A documentação de obras de arte de performance engloba dissensos sobre protocolos de preservação, em razão de algumas narrativas considerarem a semântica de obras da linguagem a partir da noção de efemeridade, cuja inscrição atribui ao desaparecimento das ações a impossibilidade de qualquer tipo de documentação dos/sobre os trabalhos. Neste sentido, este texto tem como objetivo apresentar discussões sobre a documentação museológica de obras de arte da performance. A documentação está relacionada aos processos de gestão da coleção, ou seja, vinculada às práticas de musealização, cuja intenção se relaciona à pesquisa, aos agenciamentos e, também, ao arquivamento. À vista disso, o texto discute algumas considerações de referenciais sobre documentação museológica e documentação de performance, bem como apresenta protocolos de preservação da performance em acervos de museus a partir das experiências: Performance Art Archive, do Museum of Fine Arts de Boston; e SiteWorks: San Francisco performance 1969-85, da Universidade de Exeter. Assim, estas experiências podem suscitar reflexões quanto à essencialização da linguagem e o contato com as obras, sendo a constituição de um arquivo virtual sobre essas, a partir da documentação, referencial para a preservação, a visualidade e a visibilidade de obras de arte da performance.
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O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.