História, literatura e memória: Uma discussão Sobre universos fronteiriços
DOI:
https://doi.org/10.18316/364Palabras clave:
História e literatura, História e memória, História cultural, História das sensibilidades, InterdisciplinaridadesResumen
A partir de uma panorâmica das mudanças epistemológicas, propõe-se discutir as contribuições da história cultural e das sensibilidades. Destaca-se em particular, o diálogo entre a história e a literatura que redundam em mudanças recíprocas, integrando novas estratégias narrativas e redimensionamento da realidade social. Sugere a possibilidade de repensar a modernidade brasileira a partir de um clássico da literatura, mostrando- se como no início do século XX, D.Quixote de Cervantes serviu para discutir a problemática da exclusão na cena internacional. Matriz da história, a memória é abordada aqui nas suas complexas injunções, trazendo-se a discussão para o âmbito da cultura brasileira. A oficina do historiador constitui-se no arcabouço do texto que faz dialogar fundamentos teórico metodológicos e aspectos concretos da pesquisa histórica. A história como discurso de representação da realidade é objeto de discussões, inserindo-se o debate na panorâmica da pós-modernidade. Alerta-se o historiador para o uso crítico das fontes em um cenário marcado pela reconstrução constante das identidades nacionais e pelo caráter fronteiriço do campo de conhecimento.
Descargas
Número
Sección
Licencia
O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.