Música entre materialidade e imaterialidade: os tons-de-machete do Recôncavo Baiano
DOI :
https://doi.org/10.18316/295Mots-clés :
Samba de roda, Viola machete, Transformações musicais, Patrimônio cultural imaterial, Políticas culturaisRésumé
O artigo apresenta a ampla dimensão imaterial de um objeto material, a viola machete, que transcende sua simbologia e seus valores no samba de roda, revelando como uma cultura de fortes traços africanos se manifesta nas técnicas, sonoridade e concepções musicais dos tons-de-machete. A mesma forma de expressão reduz-se e adapta-se rapidamente ao novo contexto propiciado pela nomeação do samba de roda como patrimônio cultural (UNESCO). Através de exemplos musicológicos, o estudo evidencia a vulnerabilidade de práticas musicais e discute possibilidades de se preservá-las.
Téléchargements
Publié-e
2012-04-27
Numéro
Rubrique
Artigos / Ensaios
Licence
O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.