Framework de diagnóstico organizacional para projetos de consultoria de gestão da mudança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i2.10155

Palavras-chave:

Diagnóstico Organizacional, Consultoria Organizacional, Mudança Organizacional

Resumo

O mundo dos negócios em constante mudança afeta as organizações, que também necessitam se adaptar para sobreviver em mercados de concorrência acirrada. Muitos esforços de mudança organizacional são ineficazes porque não são planejados a partir de informações relevantes para tomadas de decisão necessárias à superação de resistências à mudança e à superação de problemas. O diagnóstico é um método utilizado para analisar a organização e identificar suas lacunas de operação e resultados para que sejam neutralizadas por mudanças planejadas. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, propõe um framework para diagnóstico organizacional que pode ser utilizado em projetos de consultoria de gestão da mudança. O framework proposto foi desenvolvido a partir da revisão narrativa da literatura sobre aspectos relevantes que são diagnosticados em modelos de excelência da gestão, subsidiando o trabalho de consultores e o aprendizado dos executivos envolvidos na mudança. A principal contribuição desta pesquisa é de natureza teórico-gerencial e trata da identificação dos fatores de diagnóstico que podem interferir na realização da mudança proposta, os quais devem ser analisados para embasar recomendações em projetos de consultoria. Como sugestões de estudos futuros indica-se a operacionalização do framework proposto em um modelo e sua aplicação às organizações em projetos de consultoria organizacional.

Biografia do Autor

Sara Cecin, ABCO - Associação Brasileira de Consultores

Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Arquitetura e Irbanismo pelas Faculdades Integradas Ritter dos Reis. Atua como Diretora de Empreendedorismo e Inovação da Associação Brasileira de Consultores (ABCO). 

Jos de Menezes Lima, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Presidente da Associação Brasileira de Consultores (ABCO). 

Rogério Campos Meira, ABCO - Associação Brasileira de Consultores

Mestre em Gestão da Qualidade pela Ecole Nationale Superieure dArts et Metiers (França). Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC-RS). Atua como Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Consultores (ABCO). 

Emir José Redaelli, IBCA - Instituto Brasileira de Competição Analítica

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como Diretor do Instituto Brasileiro de Competição Analítica (IBCA). 

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos