Comércio eletrônico B2C: estudo de caso em uma indústria vinícola da Serra Gaúcha

Autores

  • Patrícia Felipin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves
  • Tatiane Pellin Cislaghi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.10246

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, Logística, Setor Vitivinícola.

Resumo

O comércio eletrônico ganha cada vez mais público atingindo grande parte dos consumidores nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e do acesso à internet, muitos brasileiros estão optando pela comodidade de fazer compras de forma online. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo identificar oportunidades e desafios para uma empresa do setor vitivinícola se desenvolver nesse meio usando a base teórica do Marketing de Relacionamento. Para isso, foi realizado um estudo de caso único em uma indústria vinícola localizada na Serra Gaúcha com o intuito de identificar esses fatores. Em relação à metodologia, a pesquisa foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, por meio da análise de documentos, entrevistas e observações. A partir dos resultados, foi possível exemplificar por meio de um estudo empírico, a importância em trabalhar com o e-commerce como meio para diversificar o faturamento e ampliar o alcance dos produtos e da organização como um todo. No comércio eletrônico, além das oportunidades voltadas a geração de valor para a marca, existem muitos desafios, como por exemplo, a operacionalização interna e questões relacionadas a sistemas de informação.

Biografia do Autor

Patrícia Felipin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves

Tecnóloga em Logística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves (2022). Graduada em Gestão da Qualidade pelo Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC (2017). Atualmente trabalha do setor de compras, em uma Multinacional. Tem experiência na área de vendas, suprimentos e distribuição, com ênfase em Logística.

Tatiane Pellin Cislaghi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Porto Alegre - RS (2015-2019). Realizou doutorado-sanduíche na Kassel Universität (Alemanha - 2018), com ênfase em governança em relacionamentos interorganizacionais (contexto cadeias de suprimentos). Mestra em Administração pelo Mestrado Acadêmico da Universidade de Caxias do Sul - RS (2012-2013) e Graduada em Administração - Habilitação em Comércio Exterior também pela Universidade de Caxias do Sul - RS (2008), além de ter obtido Láurea Acadêmica (2008) no referido Curso. Possui Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional pelo IFRS - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves (2011). Atuou como Supervisora do Curso Técnico em Comércio Exterior - Pronatec do IFRS Campus Bento Gonçalves (2012-2014). Atuou como Coordenadora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação do IFRS Campus Bento Gonçalves (2014-2016); e, mais recentemente, como Diretora de Ensino do IFRS Campus Bento Gonçalves (ago. 2019 - fev. 2020). Atualmente é Professora de Gestão e Comércio Exterior do IFRS Campus Bento Gonçalves (desde 2010). Membro da Equipe do IFRS Contribui (2020-atual). Tem experiência na área de Gestão e Comércio Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: internacionalização de empresas, arranjos organizacionais, governança e relacionamentos interorganizacionais.

Referências

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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Artigos