Comércio eletrônico B2C: estudo de caso em uma indústria vinícola da Serra Gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.10246Keywords:
Marketing de Relacionamento, Logística, Setor Vitivinícola.Abstract
O comércio eletrônico ganha cada vez mais público atingindo grande parte dos consumidores nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e do acesso à internet, muitos brasileiros estão optando pela comodidade de fazer compras de forma online. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo identificar oportunidades e desafios para uma empresa do setor vitivinícola se desenvolver nesse meio usando a base teórica do Marketing de Relacionamento. Para isso, foi realizado um estudo de caso único em uma indústria vinícola localizada na Serra Gaúcha com o intuito de identificar esses fatores. Em relação à metodologia, a pesquisa foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, por meio da análise de documentos, entrevistas e observações. A partir dos resultados, foi possível exemplificar por meio de um estudo empírico, a importância em trabalhar com o e-commerce como meio para diversificar o faturamento e ampliar o alcance dos produtos e da organização como um todo. No comércio eletrônico, além das oportunidades voltadas a geração de valor para a marca, existem muitos desafios, como por exemplo, a operacionalização interna e questões relacionadas a sistemas de informação.
References
.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercial.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.