Formalização, recompensas e o papel da área de gestão de pessoas: uma análise sobre os processos de gestão da expatriação de empregados em organizações gaúchas
DOI:
https://doi.org/10.18316/1043Palavras-chave:
Internacionalização, processo de expatriação, gestão de pessoasResumo
O processo de internacionalização de empresas nasceu durante a década de 90, do século passado, movido por diversos fatores tais como: clientes globais cobrando que fornecedores brasileiros pudessem atender outras plantas deles fora do Brasil, novas opções de negócios e carreira para profissionais brasileiros e, a busca por novas possibilidades de ampliação de negócios no exterior. Neste sentido, a expatriação passou a ser uma das principais opções para que as empresas garantissem o resultado e qualidade de entrega de seus produtos e serviços no exterior. Este estudo teve como principal objetivo, comparar práticas realizadas de expatriação por três empresas gaúchas, com relação a determinados processos de gestão de pessoas, como a formalização da expatriação, as formas de recompensa e o papel da área de gestão de pessoas na condução deste processo. Para atingir este fim, a metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e descritivo, sendo realizado um estudo de caso nas empresas objeto de analise, durante o ano de 2011. Os resultados sugerem a necessidade de uma maior formalização do papel da área de gestão de pessoas neste processo, com atenção especial as práticas de formalização do contrato e remuneração.
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