Da maternidade ao empreendedorismo: a história de vida de uma moça prendada

Autores

  • Deise Araujo Chagas Costa Universidade Federal de Sergipe
  • Rúbia Oliveira Corrêa Universidade Federal de Sergipe
  • Fabiano dos Santos Aragão Universidade Federal de Sergipe
  • Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho Faculdades da Indústria / SENAI-PR

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v12i1.10746

Palavras-chave:

Empreendedorismo Materno, Empreendedorismo Feminino, História de Vida

Resumo

Diante da necessidade de se estabelecerem socialmente, enfrentarem as disparidades salariais entre gêneros e melhor gerenciar a tripla jornada de trabalho, que cobra serem ótimas mães e donas de casa, para além da sua atuação profissional, muitas mulheres passaram a empreender. Este estudo concentra-se em uma mulher que empreende e dedica-se também à maternidade, fenômeno nomeado de mumpreneurs (Empreendedorismo Materno). Analisou-se, com base no modelo conceitual de Breen e Leung (2020), como o contexto relacional, as escolhas e os resultados relacionais colaboram para que a empreendedora Grasielly tenha optado por empreender após a maternidade. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem foi de natureza qualitativa e exploratória. A pesquisa foi conduzida com o auxílio do método estudo de caso, utilizando-se da ferramenta história de vida oral para coleta do conteúdo. Os dados foram coletados com o auxílio de entrevista em profundidade e analisado por meio da técnica de análise de conteúdo. De forma particular, o contexto relacional destacou o quanto a maternidade e familiares puderam influenciar na decisão de Grasielly por empreender após tornar-se mãe. Sobre as escolhas relacionais, a mãe empreendedora obteve o apoio familiar necessário para sustentar a decisão profissional. Os resultados alcançados relacionam sucesso além de ganhos financeiros.

 

Biografia do Autor

Deise Araujo Chagas Costa, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Administração

PROPADM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Rúbia Oliveira Corrêa, Universidade Federal de Sergipe

Dra. em Administração

 

 

Fabiano dos Santos Aragão, Universidade Federal de Sergipe

PROPADM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho, Faculdades da Indústria / SENAI-PR

Centro Internacional de Tecnologia de Software - CITS

Dr. Eng. de Produção

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Publicado

2023-09-27

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Artigos