Da maternidade ao empreendedorismo: a história de vida de uma moça prendada
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v12i1.10746Palavras-chave:
Empreendedorismo Materno, Empreendedorismo Feminino, História de VidaResumo
Diante da necessidade de se estabelecerem socialmente, enfrentarem as disparidades salariais entre gêneros e melhor gerenciar a tripla jornada de trabalho, que cobra serem ótimas mães e donas de casa, para além da sua atuação profissional, muitas mulheres passaram a empreender. Este estudo concentra-se em uma mulher que empreende e dedica-se também à maternidade, fenômeno nomeado de mumpreneurs (Empreendedorismo Materno). Analisou-se, com base no modelo conceitual de Breen e Leung (2020), como o contexto relacional, as escolhas e os resultados relacionais colaboram para que a empreendedora Grasielly tenha optado por empreender após a maternidade. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem foi de natureza qualitativa e exploratória. A pesquisa foi conduzida com o auxílio do método estudo de caso, utilizando-se da ferramenta história de vida oral para coleta do conteúdo. Os dados foram coletados com o auxílio de entrevista em profundidade e analisado por meio da técnica de análise de conteúdo. De forma particular, o contexto relacional destacou o quanto a maternidade e familiares puderam influenciar na decisão de Grasielly por empreender após tornar-se mãe. Sobre as escolhas relacionais, a mãe empreendedora obteve o apoio familiar necessário para sustentar a decisão profissional. Os resultados alcançados relacionam sucesso além de ganhos financeiros.
Referências
AHL, H. Why research on women entrepreneurs needs new directions. Entrepreneurship theory and practice, v. 30, n. 5, p. 595-621, 2006.
AHMED, I.; NAWAZ, M. M.; AHMAD, Z.; SHAUAT, M. Z.; USMAN, A.; REHMAN, W. AHMED, N. Determinants of Students Entrepreneurial Career Intentions: Evidence from Business Graduates. European Journal of Social Sciences, v. 15, n. 2, 2010.
ALLEN, T. D.; HERST, D.E.L.; BRUCK, C.S.; SUTTON, M. Consequences associated with work-to-family conflict: A review and agenda for future research. Journal of Occupational Health Psychology, 5, 278-308, 2000.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1988.
BARNETT, R. C. On multiple roles: Past, present, and future. In K. Korabik, DS Lero, & DL Whitehead (Eds.), Handbook of work-family integration, (pp. 75-93). London, England: Academic Press, 2008.
BENNETTS, L. The feminine mistake: Are we giving up too much? New York, NY: Hyperion, 2007.
BREEN, R. H. LEUNG, A. Choosing mothering and entrepreneurship: a relationalcareer-life process. International Journal of Gender and Entrepreneurship, 2020.
BULGACOV, Y. L. M.; CAMARGO, D.; CUNHA, S. K.; MEZA, M. L.; SOUZA, R. M. B.; TOLFO, S. R. Atividade empreendedora da mulher brasileira: trabalho precário ou trabalho decente? Psicologia Argumento, v. 28, n. 63, p. 337-349, 2010.
CROMIE, S.; HAYES, J. Towards a typology of female entrepreneurs. The Sociological Review, v. 36, n. 1, p. 87-113, 1988.
DANES, S. M.; OLSON, P. D. Women's role involvement in family businesses, business tensions, and business success. Family business review, v. 16, n. 1, p. 53-68, 2003.
DE BRUIN, A.; BRUSH, C. G.; WELTER, F. Introduction to the special issue: Towards building cumulative knowledge on women's entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and practice, v. 30, n. 5, p. 585-593, 2006.
DETIENNE, D. R.; CHANDLER, G. N. The role of gender in opportunity identification. Entrepreneurship theory and practice, v. 31, n. 3, p. 365-386, 2007.
DUBERLEY J.; CARRIGAN, M. The career identities of mumpreneurs: women’s experiences of combining enterprise and motherhood. International Small Business Journal, 2012.
EISENHARDT, K. M. Agency and institutional theory explanations; the case of retail sale compensation. Academy or Management Journal, v. 31, p. 488-511, 1988.
EKINSMYTH, C. Challenging the boundaries of entrepreneurship: The spatialities and practices of UK Mumpreneurs. Elsevier. Geoforum. Vol.4, n.2, p.104-114, 2011.
FOLEY, M.; BAIRD, M; COOPER, R.; WILLIAMSON, S. Is independence really an opportunity? The experience of entrepreneur-mothers. Journal of Small Business and Enterprise Development. Vol. 25, N.2, pp. 313-329, 2018.
GATEWOOD, E. J.; BRUSH, C. G.; CARTER N. M.; GREENE, P. G.; HART, M. M. Diana: a symbol of women entrepreneurs’ hunt for knowledge, money, and the rewards of entrepreneurship. Small Business Economics, v. 32, n. 2, p. 129-144, 2009.
GOMES, A. F; SANTANA, W. G. P.; ARAUJO, U. P.; MARTINS, C. M. F. Empreendedorismo feminino como sujeito de pesquisa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 16, p. 319-342, 2014.
GRANT-VALLONE, E. J.; ENSHER, E. A. Opting in Between: Strategies Used by Professional Women With Children to Balance Work and Family. Journal of Career Development, 2010.
GREENE F. J.; HAN, L.; MARLOW, S. Like Mother, Like Daughter? Analyzing Maternal Influences Upon Women’s Entrepreneurial Propensity. Entrepreneurship Theory and Practice, 2013.
HAYS, S. The Cultural Contradictions of Motherhood, Yale University Press, New Haven, CT, 1996.
HEWLETT, S. A. Off-ramps and on-ramps: Keeping talented women on the road to success. Boston, MA: Harvard Business School Publishing, 2007.
HIRSHMAN, L. R. Get to work: And get a life before it's too late. New York, NY: Pen guin Books, 2006.
JENNINGS, J. E. BRUSH, C. G. Research on Women Entrepreneurs: Challenges to (and from) the Broader Entrepreneurship Literature? The Academy of Management Annals, v.7, n.1, p.663-715, 2013.
JOONA, P. A. Female Self-Employment and Children: The Case of Sweden. SOFI, Stockholm University and IZA, 2014.
KRAKAUER, P. V. C., MORAES, G. H. S. M., CODA, R., e BERNE, D. F. Brazilian women’s entrepreneurial profile and intention. International Journal of Gender and Entrepreneurship, Vol. 10 Issue: 4, p.361- 380, 2018.
LANDSTRÖM, H.; HARIRCHI, G. The social structure of entrepreneurship as a scientific field. Research Policy, v. 47, n. 3, p. 650-662, 2018.
LERNER, Miri; BRUSH, Candida; HISRICH, Robert. Israeli women entrepreneurs: An examination of factors affecting performance. Journal of business venturing, v. 12, n. 4, p. 315-339, 1997.
LIESHOUT, C. V.; SMITH, H.; MONTEBRUNO, P.; BENNETT, R. J. Female entrepreneurship: business, marriage and motherhood in England and Wales, 1851–1911. Social History, v. 44, n. 4, 440-468, 2019.
MAINIERO, L. A.; SULLIVAN, S. E. Kaleidoscope careers: An alternative explanation for the opt-out revolution. Academy of Management Executive, 19, 106-123, 2005.
MAINIERO, L. A.; SULLIVAN, S. E. The opt-out revolt: Why people are leaving companies to create kaleidoscope careers. Mountain View, CA: Davies-Black, 2006.
MEIHY, J. C. S. B. Entre Franco y Perón. História Oral, v. 5, 2002.
MIRCHANDANI, Kiran. Feminist insight on gendered work: New directions in research on women and entrepreneurship. Gender, work & organization, v. 6, n. 4, p. 224-235, 1999.
NEL, P.; MARITZ, A.; THONGPROVATI, O. Motherhood and Entrepreneurship: The Mumpreneur Phenomenon. The International Journal of Organizational Innovation. Vol 3 N. 1, 2010.
POZZEBON, M.; PETRINI, M. Critérios para condução e avaliação de pesquisas qualitativas de natureza crítico-interpretativa. Pesquisa Qualitativa em Administração: fundamentos, métodos e usos no Brasil, 51-72, 2013.
REMENYI, D.; WILLIAMS, B.; MONEY, A.; SWARTZ, E. Doing research in business and management: an introduction to process and method. London: Sage Publications, 1998.
RICHOMME‐HUET, K.; VIAL, V. Business lessons from a “mompreneurs” network. Global Business and Organizational Excellence, v. 33, n. 4, p. 18-27, 2014.
SABELLA, Anton Robert; EL-FAR, Mira Taysir. Entrepreneuring as an everyday form of resistance: An exploration of the experiences of Palestinian women street vendors in the occupied Old City of Jerusalem. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 2019.
SALGADO, J.; JORGE, M. F. “Mãe empreendedora”: entre a promessa de uma subjetividade emergente e a frustração performática. E-compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. ISSN 1808-2599, v. 22, jan–dez, publicação contínua, p. 1–19, 2019.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SCHINDEHUTTE, M.; MORRIS, M.; BRENNAN, C. Entrepreneurs and motherhood: Impacts on their children in South Africa and the United States. Journal of small business management, v. 41, n. 1, p. 94-107, 2003.
SHAMBORA, J. The global mentor matchup. Fortune, Retrieved from. Disponível em: www.fortune.com/global500, 2008.
STEVENSON, L. Some methodological problems associated with researching women entrepreneurs. Journal of business ethics, v. 9, n. 4, p. 439-446, 1990.
STROBINO, M. R. de C.; TEIXEIRA, R. M. Empreendedorismo feminino e o conflito trabalho-família: estudo de multicasos no setor de comércio de material de construção da cidade de Curitiba. Revista Administração, v. 49, n. 1, 2014.
TEIXEIRA, C. M.; SILVA, A. F.; SOUSA, F. N. T. S.; LAVOR, N. B. Empreendedorismo Feminino. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 6, n. 3, p. 151-171, 2021.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
WENNEKERS, S.; THURIK, R. Linking entrepreneurship and economic growth. Small Business Economics, v. 13, n. 1, p. 27 – 55, 1999.
WIKLUND, J.; WRIGHT, M.; ZAHRA, S. A. Conquering Relevance: Entrepreneurship Research’s Grand Challenge. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 43, n. 3, p. 419-436, 2019.
YIN, R. K. Pesquisa de Estudo de Caso e Aplicações: Design e Métodos. 6ª ed. Thousand Oaks, CA: Sábio, 2018.
ZIKMUND, W. G. Business Research Methods. 6 ed. Dryden Press, 2
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.