Da maternidade ao empreendedorismo: a história de vida de uma moça prendada
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v12i1.10746Palabras clave:
Empreendedorismo Materno, Empreendedorismo Feminino, História de VidaResumen
Diante da necessidade de se estabelecerem socialmente, enfrentarem as disparidades salariais entre gêneros e melhor gerenciar a tripla jornada de trabalho, que cobra serem ótimas mães e donas de casa, para além da sua atuação profissional, muitas mulheres passaram a empreender. Este estudo concentra-se em uma mulher que empreende e dedica-se também à maternidade, fenômeno nomeado de mumpreneurs (Empreendedorismo Materno). Analisou-se, com base no modelo conceitual de Breen e Leung (2020), como o contexto relacional, as escolhas e os resultados relacionais colaboram para que a empreendedora Grasielly tenha optado por empreender após a maternidade. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem foi de natureza qualitativa e exploratória. A pesquisa foi conduzida com o auxílio do método estudo de caso, utilizando-se da ferramenta história de vida oral para coleta do conteúdo. Os dados foram coletados com o auxílio de entrevista em profundidade e analisado por meio da técnica de análise de conteúdo. De forma particular, o contexto relacional destacou o quanto a maternidade e familiares puderam influenciar na decisão de Grasielly por empreender após tornar-se mãe. Sobre as escolhas relacionais, a mãe empreendedora obteve o apoio familiar necessário para sustentar a decisão profissional. Os resultados alcançados relacionam sucesso além de ganhos financeiros.
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