APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POTENCIALIDADES E LIMITES DO USO DE METÁFORAS

Elizabeth Loiola, Jorge Neris

Resumo


Objetiva-se discutir potencialidades e limites das metáforas cognitivas e da cultura para compreender processos de aprendizagem organizacional. Argumenta-se que a metáfora, por sua natureza, é parte constituinte do processo de construção de conhecimento científico. Observa-se, então, que a metáfora cognitiva reduz, em regra, a aprendizagem organizacional à aprendizagem dos indivíduos na organização, ao passo que a metáfora da cultura, por concentrar-se no nível coletivo, também não oferece meios de solucionar o problema da conversão da aprendizagem individual em organizacional. Assim, fica a necessidade de apelar-se para concepções metafóricas que possam assumir, em seu núcleo básico, os processos de interação entre o indivíduo e a organização.


Palavras-chave


Aprendizagem Organizacional; Metáfora; Cognição, Cultura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1379

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