A carcinicultura no Rio Grande do Norte: perspectivas e desafios

Autores

  • Christianne de Sena Santos Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Professora
  • Maria Valeria Pereira de Araujo PProfessora do PPGTUR e do DEPAD da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Sonia Trigueiro de Almeida Professora da Universidade Potiguar – RN.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.15.7

Palavras-chave:

Estratégia, competitividade, carcinicultura

Resumo

O Caso para Ensino descreve um cenário de particularidades e desafios no qual as empresas exportadoras que atuam na carcinicultura no Rio Grande do Norte encontram-se inseridas. Para tanto, apresenta-se a situação da Camanor, uma empresa que atuava no mercado internacional até 2010 e que, devido às oscilações cambiais, começou a investir no mercado interno visando a se adaptar às novas realidades impostas pelo macro-ambiente com agilidade e dinamicidade. Na sua atuação no mercado nacional, começou a enfrentar a concorrência desleal, competindo com produtores informais de camarão. É neste contexto que se propõe uma reflexão sobre o cenário em que as organizações estão inseridas, com o objetivo de mostrar a importância do planejamento estratégico, das análises dos ambientes interno e externo da organização e do estabelecimento de vantagens competitivas. Para a elaboração do caso, foram coletados dados secundários do mercado da carcinicultura, bem como realizadas entrevistas com profissionais da empresa envolvidos no processo de tomada de decisão, que relataram as dificuldades enfrentadas e as medidas adotadas para conduzir a sustentabilidade do negócio. O caso para ensino pode ser aplicado na graduação ou especialização em Administração, Gestão Estratégica de Negócios e Economia, nas disciplinas de Planejamento Estratégico e Análise de Cenário Econômico.

Biografia do Autor

Christianne de Sena Santos, Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Professora

Especialização em Gestão Estratégica de Negócio pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (2014); Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2006); Assessora Técnica, Administrativa e Comercial da Terrasul Assessoria em Comércio Exterior.

Maria Valeria Pereira de Araujo, PProfessora do PPGTUR e do DEPAD da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004); Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998); Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991);

Professora do PPGTUR e do DEPAD da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Sonia Trigueiro de Almeida, Professora da Universidade Potiguar – RN.

Doutorado em Administração pela Université Pierre Mendes France Grenoble II França (1993); Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba – Recursos Humanos (1987); Graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1978). Professora da Universidade Potiguar – RN.

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Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Casos de Ensino