Alfabetização financeira dos jovens universitários Rio-grandenses
DOI:
https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.17Palavras-chave:
Conhecimento financeiro, comportamento financeiroResumo
A crescente proliferação de instrumentos de crédito tem reforçado a necessidade da alfabetização financeira que vem assumindo papel fundamental ao possibilitar a tomada de decisões responsáveis e o alcance do bem-estar financeiro. Este estudo teve por objetivo verificar se os estudantes universitários do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS) são alfabetizados financeiramente e se há diferenças de média no nível de alfabetização financeira se avaliadas variáveis como gênero, idade, estado civil, ascendência, independência financeira, dependentes, renda, fonte de renda e área de ensino. Foram aplicados 810 questionários em estudantes de graduação de universidades públicas e privadas do estado do RS. Os resultados revelam que os estudantes exibem um comportamento financeiro positivo, mas aquém do ideal; apresentam nível insatisfatório de conhecimento financeiro, culminando em um grau mediano de alfabetização financeira e preocupam-se em controlar e pagar todos os seus compromissos de crédito, apesar de não apresentam hábitos de poupar mensalmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.