ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS RIO-GRANDENSES

Kelmara Mendes Vieira, Franciele Reis Kunkel, Jéssica Pulino Campara, Ana Luiza Paraboni

Resumo


A crescente proliferação de instrumentos de crédito tem reforçado a necessidade da alfabetização financeira que vem assumindo papel fundamental ao possibilitar a tomada de decisões responsáveis e o alcance do bem-estar financeiro. Este estudo teve por objetivo verificar se os estudantes universitários do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS) são alfabetizados financeiramente e se há diferenças de média no nível de alfabetização financeira se avaliadas variáveis como gênero, idade, estado civil, ascendência, independência financeira, dependentes, renda, fonte de renda e área de ensino. Foram aplicados 810 questionários em estudantes de graduação de universidades públicas e privadas do estado do RS. Os resultados revelam que os estudantes exibem um comportamento financeiro positivo, mas aquém do ideal; apresentam nível insatisfatório de conhecimento financeiro, culminando em um grau mediano de alfabetização financeira e preocupam-se em controlar e pagar todos os seus compromissos de crédito, apesar de não apresentam hábitos de poupar mensalmente.


Palavras-chave


Conhecimento Financeiro; Comportamento Financeiro.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.16.17

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ISSN: 2316-5537

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