O uso da tecnologia da informação como mecanismo de controle: análise de múltiplos casos no setor bancário

Autores

  • Aline Castro Jansen UFPel
  • Alisson Eduardo Maehler UFPel Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.18

Palavras-chave:

Tecnologia, tecnologia da informação, controle

Resumo

A Tecnologia da Informação (TI) tem sido uma das ferramentas mais utilizadas e que evoluem mais rapidamente no cenário de negócios atual. Nessa mesma linha, seguem as formas de controle utilizadas pelas empresas com os seus funcionários. Assim, é importante distingui-las temporalmente: antigamente, utilizavam-se formas mais rústicas e explícitas para manter o controle dos empregados; já nos dias atuais, as organizações buscam tornar o controle invisível, de maneira que os mesmos o percebam o mínimo possível, com a finalidade de maximizar os lucros empresariais. Percebendo a ligação direta entre o desenvolvimento de TI e de modernas formas de controle, sentiu-se a necessidade de estudar mais profundamente essa questão e entender melhor esse processo. O elemento utilizado para investigação foram os bancos de Pelotas, públicos e privados, nos quais o controle é, ao mesmo tempo, visível e invisível aos olhos dos funcionários. Portanto, foram feitas sete entrevistas com pessoas que trabalham em bancos, utilizando o método de pesquisa snowball, no qual um indicou o outro e, ao final deste trabalho, são apresentados os resultados e a real relação existente entre o desenvolvimento da Tecnologia da Informação e as novas formas de controle nas empresas.

 

Biografia do Autor

Aline Castro Jansen, UFPel

Graduada em Administração (UFPel).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel

Trabalha como administradora na Jansen Ferramentas

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestranda em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Alisson Eduardo Maehler, UFPel Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Graduado em Administração pela UFPel

Mestre em Administração pela UFSM

Doutor em Administração pela UFRGS

Estágio de Doutorado na Universidade de Lisboa, Portugal

Professor adjunto da UFPel

 

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de Doutorado na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Endereço postal: Rua Gomes Caneiro, n. 01, Centro, Pelotas-RS CEP 96010-610, Campus Porto da UFPel, sala 420.E-mail: alisson_eduardo@ufpel.edu.br

 

Downloads

Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

Artigos