O uso da tecnologia da informação como mecanismo de controle: análise de múltiplos casos no setor bancário
DOI:
https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.18Palavras-chave:
Tecnologia, tecnologia da informação, controleResumo
A Tecnologia da Informação (TI) tem sido uma das ferramentas mais utilizadas e que evoluem mais rapidamente no cenário de negócios atual. Nessa mesma linha, seguem as formas de controle utilizadas pelas empresas com os seus funcionários. Assim, é importante distingui-las temporalmente: antigamente, utilizavam-se formas mais rústicas e explícitas para manter o controle dos empregados; já nos dias atuais, as organizações buscam tornar o controle invisível, de maneira que os mesmos o percebam o mínimo possível, com a finalidade de maximizar os lucros empresariais. Percebendo a ligação direta entre o desenvolvimento de TI e de modernas formas de controle, sentiu-se a necessidade de estudar mais profundamente essa questão e entender melhor esse processo. O elemento utilizado para investigação foram os bancos de Pelotas, públicos e privados, nos quais o controle é, ao mesmo tempo, visível e invisível aos olhos dos funcionários. Portanto, foram feitas sete entrevistas com pessoas que trabalham em bancos, utilizando o método de pesquisa snowball, no qual um indicou o outro e, ao final deste trabalho, são apresentados os resultados e a real relação existente entre o desenvolvimento da Tecnologia da Informação e as novas formas de controle nas empresas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.