O empreendedorismo em uma dimensão de economia solidária: uma revisão teórica
DOI:
https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.19Palavras-chave:
Economia solidária, empreendedorismo, autogestão, cooperaçãoResumo
O incentivo à criação e, posterior, à manutenção de Empreendimentos Econômicos Solidários constitui-se em uma realidade no contexto brasileiro. Essa forma de organização, proveniente da Economia Solidária, apresenta particularidades que a difere de formatos organizacionais comumente estudados no campo da Administração, tais como a Autogestão e a Cooperação. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo apresentar conceitos que fundamentam a compreensão de peculiaridades relativas a Empreendimentos Econômicos Solidários. Apresenta-se, também, uma breve análise do Empreendedorismo aplicado a esse objeto de estudo, denominado de Empreendedorismo Associativo. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura que trata dos temas de Economia Solidária e Empreendedorismo. Dentre as constatações do estudo, observa-se a necessidade de utilização de formas de gestão a esses empreendimentos visando a sua manutenção, porém adequadas a suas particularidades. Essa observação conduz a oportunidades de pesquisas interdisciplinares sobre o tema nas áreas de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.