Reputação, marca e as práticas de formação dos profissionais de serviço: estudo de caso em uma rede de restaurantes
DOI:
https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.28Palavras-chave:
Formação de profissionais, marca, reputação, cultura corporativaResumo
Esse artigo discute a preparação de equipes de funcionários de serviço, levando em consideração as diretivas da empresa voltadas para a manutenção da reputação da sua marca. Para compreender os aspectos práticos do processo de formação dos profissionais de serviço, foi escolhido um estudo de caso único conduzido no Grupo DiPaolo de restaurantes, durante a implantação de uma nova unidade. Seguindo a metodologia proposta por Yin (2005), os dados foram coletados e analisados com base nos achados teóricos, principalmente a partir de Chun (2005), Zeithaml, Bitner e Gremler (2014), Lencioni (2002) e Robbins (2009), lançando mão de análise documental, entrevistas espontâneas e observação participativa. O fundador foi percebido como principal elo entre a reputação da marca e a formação dos profissionais. Foi percebida a necessidade de explicações formais sobre a cultura corporativa para favorecer a socialização dos novatos e, portanto, influenciar seu comportamento.
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