INSTABILIDADE NO MERCADO DO OURO: UM CASO DE ENSINO APLICADO NO COMÉRCIO VAREJISTA DE JOIAS

Juliane Ruffato, Mateus Luan Dellarmelin, Julio Cesar Ferro de Guimarães

Resumo


O comércio varejista de joias no estado do Rio Grande do Sul é disputado por grandes grupos, algumas multinacionais e empresas familiares localizadas no interior do estado. Em Passo Fundo, a empresa do ramo óptico “Luxúria” atua há 50 anos e é a marca mais lembrada pela população segundo uma pesquisa de marketing local. Devido à instabilidade do mercado e à crise econômica configurada no país desde 2014, alguns ativos sofreram elevação de preço, como é o caso do ouro que, acompanhando a alta do dólar, colocou a empresa em um dilema quanto à gestão de estoques e ao posicionamento de vendas. Para obtenção dos dados apresentados, foi realizada uma entrevista com o diretor-proprietário da rede Luxúria. As estratégias propostas no caso de ensino são oriundas de uma situação real vivenciada pela empresa nos últimos tempos. Diante disso, o objetivo deste caso de ensino consiste em proporcionar a reflexão e promover a discussão sobre temas ligados a empreendedorismo, estratégias, posicionamento organizacional, estoques e gestão financeira do setor de comércio varejista, considerando a necessidade de decisões estratégicas que os gestores devem tomar na empresa. O caso foi elaborado para utilização em disciplinas de graduação em Administração, tais como Administração de Estoques, Administração Estratégica e Gestão Financeira.



Palavras-chave


Gestão dos Estoques; Comércio Varejista; Gestão Estratégica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.16.33

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000