Instabilidade no mercado do ouro: um caso de ensino aplicado no comércio varejista de joias

Autores

  • Juliane Ruffato Faculdade Meridional - IMED
  • Mateus Luan Dellarmelin Faculdade Meridional - IMED
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.33

Palavras-chave:

Gestão dos estoques, comércio varejista, gestão estratégica

Resumo

O comércio varejista de joias no estado do Rio Grande do Sul é disputado por grandes grupos, algumas multinacionais e empresas familiares localizadas no interior do estado. Em Passo Fundo, a empresa do ramo óptico “Luxúria” atua há 50 anos e é a marca mais lembrada pela população segundo uma pesquisa de marketing local. Devido à instabilidade do mercado e à crise econômica configurada no país desde 2014, alguns ativos sofreram elevação de preço, como é o caso do ouro que, acompanhando a alta do dólar, colocou a empresa em um dilema quanto à gestão de estoques e ao posicionamento de vendas. Para obtenção dos dados apresentados, foi realizada uma entrevista com o diretor-proprietário da rede Luxúria. As estratégias propostas no caso de ensino são oriundas de uma situação real vivenciada pela empresa nos últimos tempos. Diante disso, o objetivo deste caso de ensino consiste em proporcionar a reflexão e promover a discussão sobre temas ligados a empreendedorismo, estratégias, posicionamento organizacional, estoques e gestão financeira do setor de comércio varejista, considerando a necessidade de decisões estratégicas que os gestores devem tomar na empresa. O caso foi elaborado para utilização em disciplinas de graduação em Administração, tais como Administração de Estoques, Administração Estratégica e Gestão Financeira.

Biografia do Autor

Juliane Ruffato, Faculdade Meridional - IMED

Mestranda em Administração pela Faculdade Meridional (IMED). Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Meridional (IMED). Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Endereço postal: Rua Senador Pinheiro, número 304, Bairro Rodrigues, Passo Fundo/RS, CEP 99070-220. E-mail: juruffatto@hotmail.com

Mateus Luan Dellarmelin, Faculdade Meridional - IMED

Mestrando em Administração pela Faculdade Meridional (IMED). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Faculdade Meridional - IMED

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como professor da Graduação e Pós-Graduação na IMED Business School.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Edição

Seção

Casos de Ensino