Avaliação do brand equity de uma instituição de ensino superior por meio da ressonância de marca e seus componentes

Autores

  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Professor Adjunto do Centro Universitário UNA
  • Paulo Roberto Ferreira Professor do Centro Universitário UNA
  • Alessandra Duarte de Oliveira Mestranda em Administração do Centro Universitário UNA
  • Luiz Eduardo Leite de Moura Professor Adjunto da Universidade Antônio Carlos - UNIPAC - campus Ponte Nova-MG.
  • Nina Rosa da Silveira Cunha Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa - MG

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3480

Palavras-chave:

Branding, ressonância de marca, gestão de marcas

Resumo

O objetivo desse trabalho foi o de mensurar o brand equity da marca de uma IES por meio dos seis blocos – proeminência, imagem, desempenho, sentimento, julgamento e ressonância – da Pirâmide de Ressonância da Marca. Além disso, foi mensurada a confiança na marca e calculadas as correlações entre os próprios blocos de ressonância de marca e a confiança. Foram aplicados 491 questionários para os alunos que estudavam em quatro campi de uma IES. Os resultados indicam que a IES possui os blocos mais fortes da Pirâmide de Ressonância de Marca em termos de proeminência, imagem e julgamento da marca. Além disso, conforme descrito na teoria, o brand equity se inicia na proeminência de marca e termina na ressonância de marca. Todavia, para que a ressonância de marca possa ocorrer, os blocos anteriores devem ser alcançados a partir da percepção dos consumidores. Também foram calculadas as correlações entre os blocos e se alcançou a validade nomológica. No caso da confiança, ela possui uma grande correlação conforme também descrito na teoria. A IES possui uma boa imagem e é facilmente reconhecida e lembrada pelos seus alunos, mas precisa melhorar principalmente os aspectos relacionados à ressonância de marca e à confiança na marca.

Biografia do Autor

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Professor Adjunto do Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC-Minas.

Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - MG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduado em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário UNA. Endereço Postal: Rua Guilherme de Almeida, 191/702, Bairro Santo Antônio, Belo Horizonte/MG - CEP:30.350-230. E-mail: luizrcmoura@gmail.com

 

Paulo Roberto Ferreira, Professor do Centro Universitário UNA

Especialização em Especialização em Educação Ambiental. (Carga Horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.Especialização em Docência Superior. (Carga Horária: 420h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.Especialização em MBA em Gestão de Negócios. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, FEAD, Brasil.
Graduação em TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS.
FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE SÁ DE BELO HORIZONTE. 

Mestrando em Administração pela UNA. Graduado em Recursos Humanos pela Estácio/MG, Pòs-Graduado em Gestão de Negócios pela FEAD / MG, Educação Ambiental pela Faculdade Senac/MG e Docência no Ensino Superior pela Gama Filho / RJ. Auditor Especialista em Sistemas de Gestão ISO. Micro-Empresário.

Alessandra Duarte de Oliveira, Mestranda em Administração do Centro Universitário UNA


Mestrado profissional em andamento em MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO.
Centro Universitário UNA, Brasil.Especialização em Avaliação e Diagnóstico Psicológico. (Carga Horária: 468h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. 

Mestranda em Administração pela UNA. Especialista em Avaliação e Diagnóstico Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Empresária e Psicóloga Organizacional. Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD). Especialista em Gerência de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova-MG (FACCO). Graduado em Direito pela Universidade de Itauna. Graduado em Administração pelo Centro Universitário UNA. Atua como professor da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

Luiz Eduardo Leite de Moura, Professor Adjunto da Universidade Antônio Carlos - UNIPAC - campus Ponte Nova-MG.

Mestre em Administração pela FEAD-MG.

Especialização em Gerência de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova, FACCO

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário UNA

Bacharel em Direito pela Faculdade de Itauna - FUIT.

 

Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD). Especialista em Gerência de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova-MG (FACCO). Graduado em Direito pela Universidade de Itauna. Graduado em Administração pelo Centro Universitário UNA. Atua como professor da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

Nina Rosa da Silveira Cunha, Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa - MG

Doutorado em Economia Aplicada
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Mestrado em Administração
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Graduação em Direito.
Fundação Universidade de Itaúna, FUIT, Brasil. 

Doutora em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Direito pela Universidade de Itauna. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 

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Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Artigos