Avaliação do brand equity de uma instituição de ensino superior por meio da ressonância de marca e seus componentes
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3480Palavras-chave:
Branding, ressonância de marca, gestão de marcasResumo
O objetivo desse trabalho foi o de mensurar o brand equity da marca de uma IES por meio dos seis blocos – proeminência, imagem, desempenho, sentimento, julgamento e ressonância – da Pirâmide de Ressonância da Marca. Além disso, foi mensurada a confiança na marca e calculadas as correlações entre os próprios blocos de ressonância de marca e a confiança. Foram aplicados 491 questionários para os alunos que estudavam em quatro campi de uma IES. Os resultados indicam que a IES possui os blocos mais fortes da Pirâmide de Ressonância de Marca em termos de proeminência, imagem e julgamento da marca. Além disso, conforme descrito na teoria, o brand equity se inicia na proeminência de marca e termina na ressonância de marca. Todavia, para que a ressonância de marca possa ocorrer, os blocos anteriores devem ser alcançados a partir da percepção dos consumidores. Também foram calculadas as correlações entre os blocos e se alcançou a validade nomológica. No caso da confiança, ela possui uma grande correlação conforme também descrito na teoria. A IES possui uma boa imagem e é facilmente reconhecida e lembrada pelos seus alunos, mas precisa melhorar principalmente os aspectos relacionados à ressonância de marca e à confiança na marca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.