Brand equity assessment of a college education institution by brand resonance and its components

Authors

  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Professor Adjunto do Centro Universitário UNA
  • Paulo Roberto Ferreira Professor do Centro Universitário UNA
  • Alessandra Duarte de Oliveira Mestranda em Administração do Centro Universitário UNA
  • Luiz Eduardo Leite de Moura Professor Adjunto da Universidade Antônio Carlos - UNIPAC - campus Ponte Nova-MG.
  • Nina Rosa da Silveira Cunha Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa - MG

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3480

Keywords:

Branding, brand resonance, brand management

Abstract

This paper purpose was to measure HEI brand equity through the six blocks - prominence, image, performance, feeling, judgment and resonance - of the Brand Resonance Pyramid. Besides that, confidence in the brand was measured and the correlations between the brand resonance blocks themselves and trust were calculated. 491 questionnaires were applied to the students who studied in four campuses of an HEI. The results indicate that the HEI has the strongest blocks of the Brand Resonance Pyramid in terms of the prominence, image, and judgment of the brand. In addition, as described in theory, brand equity begins with brand prominence and ends with brand resonance. However, for brand resonance to occur, the previous blocks must be reached from the consumers’ perceptions. Correlations between the blocks were also calculated and the nomological validity was reached. In the case of the trust, it has a great correlation as also described in theory. HEI has a good image and is easily recognized and remembered by its students, but it needs to improve mainly aspects related to brand resonance and brand trust.

Author Biographies

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Professor Adjunto do Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC-Minas.

Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - MG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduado em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário UNA. Endereço Postal: Rua Guilherme de Almeida, 191/702, Bairro Santo Antônio, Belo Horizonte/MG - CEP:30.350-230. E-mail: luizrcmoura@gmail.com

 

Paulo Roberto Ferreira, Professor do Centro Universitário UNA

Especialização em Especialização em Educação Ambiental. (Carga Horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.Especialização em Docência Superior. (Carga Horária: 420h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.Especialização em MBA em Gestão de Negócios. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, FEAD, Brasil.
Graduação em TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS.
FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE SÁ DE BELO HORIZONTE. 

Mestrando em Administração pela UNA. Graduado em Recursos Humanos pela Estácio/MG, Pòs-Graduado em Gestão de Negócios pela FEAD / MG, Educação Ambiental pela Faculdade Senac/MG e Docência no Ensino Superior pela Gama Filho / RJ. Auditor Especialista em Sistemas de Gestão ISO. Micro-Empresário.

Alessandra Duarte de Oliveira, Mestranda em Administração do Centro Universitário UNA


Mestrado profissional em andamento em MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO.
Centro Universitário UNA, Brasil.Especialização em Avaliação e Diagnóstico Psicológico. (Carga Horária: 468h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. 

Mestranda em Administração pela UNA. Especialista em Avaliação e Diagnóstico Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Empresária e Psicóloga Organizacional. Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD). Especialista em Gerência de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova-MG (FACCO). Graduado em Direito pela Universidade de Itauna. Graduado em Administração pelo Centro Universitário UNA. Atua como professor da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

Luiz Eduardo Leite de Moura, Professor Adjunto da Universidade Antônio Carlos - UNIPAC - campus Ponte Nova-MG.

Mestre em Administração pela FEAD-MG.

Especialização em Gerência de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova, FACCO

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário UNA

Bacharel em Direito pela Faculdade de Itauna - FUIT.

 

Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD). Especialista em Gerência de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova-MG (FACCO). Graduado em Direito pela Universidade de Itauna. Graduado em Administração pelo Centro Universitário UNA. Atua como professor da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

Nina Rosa da Silveira Cunha, Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa - MG

Doutorado em Economia Aplicada
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Mestrado em Administração
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Graduação em Direito.
Fundação Universidade de Itaúna, FUIT, Brasil. 

Doutora em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Direito pela Universidade de Itauna. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 

Published

2017-07-12

Issue

Section

Articles