Inovação em ergonomia, absenteísmo e risco no levantamento de carga

Autores

  • Raquel Kraemer Sabadin Faculdade Meridional (IMED)
  • Eliana Andréa Severo Faculdade Meridional (IMED)
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3629

Palavras-chave:

Inovação organizacional, ergonomia, absenteísmo

Resumo

A preocupação com o adoecimento no setor de agroindústria, que gera o absenteísmo no trabalho, pode impulsionar inovações de processo e organizacionais em ergonomia a um estágio diferenciado. Isso pode ocorrer, pautado pela responsabilidade das organizações, em prol das relações humanas no trabalho e ancorada em normas regulamentadoras, que confirmam a necessidade de melhorias nos ambientes e nos postos de levantamento de carga. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar as relações entre inovações em ergonomia, absenteísmo e risco no levantamento de cargas em seis unidades de negócio de uma agroindústria. No que se refere à metodologia, esta pode ser considerada um estudo de caso realizado a partir da pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Esta metodologia permitiu identificar as inovações de processo e organizacionais e a percepção dos gestores em relação às atividades de levantamento de cargas, medidas de risco e absenteísmo. Como principais resultados do estudo, pode ser evidenciado que as organizações pesquisadas têm em seus processos de gestão o envolvimento dos trabalhadores, assim como contam com inovações que contribuem com seu desempenho e com as relações humanas no trabalho. Todos os benefícios expostos apresentam-se como elementos importantes tanto para as empresas como para os trabalhadores.

Biografia do Autor

Raquel Kraemer Sabadin, Faculdade Meridional (IMED)

Mestre em Administração pela Faculdade Meridional (IMED). Especialização em Ergonomia, Fisioterapia de Trabalho e Acupuntura na Clinica de Dor e Engenharia de Produção. Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Ergonomia e Trabalho.

Eliana Andréa Severo, Faculdade Meridional (IMED)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Experiência na área de Inovação, Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Faculdade Meridional (IMED).

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Experiência na área de Inovação, Gestão da Produção e Sustentabilidade. Professor do Centro de Engenharias da UFPeL.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Artigos