Avaliação de desempenho: um estudo a partir da percepção de pessoas com e sem deficiência

Autores

  • Alice Gerlane Cardoso da Silva - Doutoranda em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Diogo Henrique Helal - Pesquisador Adjunto da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC); - Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB); - Professor Titular do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial - DeVry Faculdade Boa Viagem (DeVry/FBV).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i1.3827

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, pessoas com deficiência, políticas e práticas de gestão de pessoas

Resumo

O presente estudo busca analisar como pessoas com e sem deficiência de João Pessoa-PB percebem as políticas e as práticas de avaliação de desempenho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo quantitativa, de caráter descritivo, utilizando o método survey. A pesquisa foi desenvolvida com pessoas, com e sem deficiência, que trabalham e residem em João Pessoa-PB. No total, participaram 90 pessoas, sendo 45 com deficiência e 45 sem deficiência. Para escolha dos sujeitos, foi aplicada a técnica bola de neve. O questionário foi aplicado em sua maioria presencialmente, além disso foi disponibilizado através do sistema do Google Docs, via internet. A análise dos dados contou com o auxílio do SPSS e subsidiou a realização da análise fatorial, descritiva, análise de variância (ANOVA), do teste não paramétrico, Kruskal-Wallis e da mediana. Os resultados demonstram que as pessoas entrevistadas com deficiência não percebem particularidades nas políticas e nas práticas de avaliação de desempenho no seu ambiente de trabalho, em comparação às pessoas sem deficiência.

Biografia do Autor

Alice Gerlane Cardoso da Silva, - Doutoranda em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Alice Gerlane Cardoso da Silva. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Administração pela Universidadae Federal de Campina Grande (UFCG).  Atua como doutoranda do Centro de Pós Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Endereço Postal - CEPEAD/FACE/UFMG - Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 - sala 4012 - Pampulha - Belo Horizonte - MG. Cep.: 31270-901.Email: alicegerlane@hotmail.com 

Diogo Henrique Helal, - Pesquisador Adjunto da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC); - Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB); - Professor Titular do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial - DeVry Faculdade Boa Viagem (DeVry/FBV).

Doutor em Sociologia e Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

End: FUNDAJ - Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte - Recife-PE - CEP: 52061-540 


 Diogo Henrique Helal. Doutor em Ciências Humanas, com concentração em Sociologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).   Atua como Pesquisador Adjunto da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ-MEC), como Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e como Professor Titular do Centro Universitário Boa Viagem (UNIFBV). Endereço Postal - FUNDAJ - Avenida Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte - Recife - PE - CEP.: 52061-540. Email: diogohh@yahoo.com.br 


Downloads

Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos