Percepções sobre o sistema de gestão de desempenho por competência em uma instituição financeira de Belém-PA

Autores

  • Daniel Fernando Lima Martins Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Rosinele da Silva de Oliveira Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Márcia Athayde Moreira Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i1.4184

Palavras-chave:

Gestão por competências, gestão de desempenho, estratégia organizacional

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar as percepções dos colaboradores sobre o programa de Gestão de Desempenho por Competências - GDC adotado por uma instituição financeira da administração pública indireta. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa exploratória, para o que se utilizou como estratégia principal de pesquisa o levantamento dos dados, por meio da aplicação de questionários estruturados, suportados por breve revisão teórica. Para o tratamento dos dados, foi realizada análise dos componentes principais a fim de identificar e agrupar em fatores os principais elementos de análise. Com os resultados da pesquisa, observou-se que o assertivo desenvolvimento de competências é um elo importante entre a estratégia organizacional e seus resultados. Na percepção dos colaboradores, de modo geral, o modelo de GDC em estudo atingiu um bom nível de maturidade e aceitação, sendo reconhecido como válido e útil, apesar de apresentar algumas percepções negativas em relação a uma possível falta de transparência no seu uso quanto aos processos de ascensão na carreira na organização.

Downloads

Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos