Evidenciação dos investimentos em P&D e os reflexos no desempenho organizacional de empresas nos países do BRICS

Autores

  • Mariélly Warmeling laucsen Martins Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Antonio Zanin Antonio Zanin Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Contabilidade e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Especialista em Contabilidade Gerencial e Finanças pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Professor Titular do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Fabio José Diel Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Rodney Wernke Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i1.4322

Palavras-chave:

Indicadores econômico-financeiros, inovação, investimentos

Resumo

O estudo tem como objetivo relacionar os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento com o desempenho organizacional de empresas participantes do bloco econômico BRICS. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada por meio de análise documental com dados coletados através da base de dados Thomson®, abrangendo uma amostra de 563 empresas do Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul (BRICS). Através da realização da análise dos dados em painel, concluiu-se que os investimentos em P&D relacionam-se significativamente com o desempenho organizacional e que os investimentos se revertem em lucros após dois anos do valor investido em P&D. Ainda, constatou-se que o indicador Liquidez influencia diretamente o ROA, pois empresas com alta liquidez deixam de investir em novos produtos, reduzindo, desta forma, a lucratividade futura da empresa. 

Biografia do Autor

Mariélly Warmeling laucsen Martins, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Graduada em Administração de Empresas - UNOCHAPECÓ

Mestre em Ciências Contábeis e Administração - UNOCHAPECÓ

Professora no Curso de Administração de Empresas - UNOCHAPECÓ

Antonio Zanin, Antonio Zanin Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Contabilidade e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Especialista em Contabilidade Gerencial e Finanças pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Professor Titular do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Mariélly Warmeling Laucsen Martins

Mestre em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Especialização em MBA em Finanças e em Gestão Empresarial pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Graduada em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Professora na pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Endereço Postal: Rua Servidão Anjo da Guarda,  295-D, Bairro Efapi, Chapecó/SC. 

E-mail: mariellylaucsen@gmail.com

 

Fabio José Diel, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Fábio José Diel

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialista em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).  Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atua como consultor Contábil/Financeiro e de Custos. 

 

 

Graduado em Ciências Contábeis - UNOCHAPECÓ

Mestre em Ciências Contábeis - FURB

Professor no curso de Ciências Contábeis - UNOCHAPECÓ

Rodney Wernke, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Rodney Wernke

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). 

 

Graduação em Ciências Contábeis (UNISUL)

Mestre em Engenharia de Produção (UFSC)

Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC)

Professor no Mestrado em Ciências Contábeis de Administração da UNOCHAPECÓ

Referências

.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos