Evidenciação dos investimentos em P&D e os reflexos no desempenho organizacional de empresas nos países do BRICS
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v8i1.4322Palabras clave:
Indicadores econômico-financeiros, inovação, investimentosResumen
O estudo tem como objetivo relacionar os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento com o desempenho organizacional de empresas participantes do bloco econômico BRICS. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada por meio de análise documental com dados coletados através da base de dados Thomson®, abrangendo uma amostra de 563 empresas do Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul (BRICS). Através da realização da análise dos dados em painel, concluiu-se que os investimentos em P&D relacionam-se significativamente com o desempenho organizacional e que os investimentos se revertem em lucros após dois anos do valor investido em P&D. Ainda, constatou-se que o indicador Liquidez influencia diretamente o ROA, pois empresas com alta liquidez deixam de investir em novos produtos, reduzindo, desta forma, a lucratividade futura da empresa.
Citas
.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.