Percepção e satisfação de estudantes estrangeiros em uma instituição de ensino pública

Autores

  • Ana Paula Perlin Universidade Federal de Santa Maria
  • Debora Vestena Universidade Federal de Santa Maria
  • Luana Inês Damke Universidade Federal de Santa Maria
  • Tiago Zardin Patias Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i2.4540

Palavras-chave:

Estudantes estrangeiros, adaptação, satisfação

Resumo

Este trabalho tem como intuito analisar a adaptação e a satisfação globais com o atual contexto de vida, principais dificuldades percebidas e satisfação com aspectos específicos entre alunos estrangeiros de graduação em uma Instituição Federal de Ensino Superior do interior do Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa Estudante Convênio-Graduação (PEC-G). Participaram da pesquisa seis estudantes, majoritariamente vindos do continente africano. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, as quais foram realizadas entre agosto e setembro de 2017. A maioria dos estudantes registrou níveis de adaptação razoáveis ou bons. Entre as principais dificuldades citadas, está a saudade que sentem da família e as diferenças do sistema de ensino brasileiro em relação ao sistema com o qual estavam acostumados em seu país de origem. Os serviços que buscariam neste momento seriam assistência médica e odontológica, assistência na busca por moradia, espaços de convivência para estrangeiros, orientação psicológica e orientação e planejamento de carreira. A pesquisa evidencia ainda a necessidade de considerar aspectos culturais no atendimento a estes alunos, especialmente no período de recepção, pois é quando eles sentem mais dificuldades para se adaptar e organizar a sua vida pessoal e acadêmica no novo país.

Biografia do Autor

Ana Paula Perlin, Universidade Federal de Santa Maria

Atua como administradora na Universidade Federal de Santa Maria, é doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de estratégia em organizações. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), Especialização em Gestão Pública (2016) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Participou como bolsista CNPq do Programa Ciência sem Fronteiras por meio do qual cursou o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho (Portugal, 2012/2013). Atuou no Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Maria como bolsista CNPq (2010/2011). Desenvolve trabalhos relacionados as temáticas de inovação, estratégia e sustentabilidade. Realiza também atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Assistente Administrativa. 

Debora Vestena, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna da graduação do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas De Iniciação Tecnológica e Inovação - PROBIT. Participante do Grupo de Pesquisa em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade.

Luana Inês Damke, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração - Gestão e Negócios Agroindustriais pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2006), Especialista em Administração Estratégica pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2009). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é Servidora (Técnico Administrativo em Educação) na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS e Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria - PPGA - Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações.

Tiago Zardin Patias, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Administração (2002) e pós-graduado em Gestão de Pessoas (2006) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). É Mestre em Administração (2008) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutor em Administração (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professor Adjunto II na Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões. Temas de interesse: Inovação Social, Arranjos Produtivos Locais, Sustentabilidade, Agricultura Familiar, Políticas Públicas, Sistemas de Informação e Universidade.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007), de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP (2011-2014) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UFSM (1999-2001), Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM (2001-2003; 2012-2014), Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração da FEA/USP (2010-2014), em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA (DINTER/CAPES) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (2008-2010; 2014-2017). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Pesquisadora Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq), Consultora Ad-hoc da CAPES/MEC, Editora Chefe da Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (Qualis B2). Desenvolve ainda as atividades de Editora Associada da Revista de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas, Consultora Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e Consultora Ad-hoc da Secretaria de Ciência e Tecnologia SETEC/MEC. Atua e tem experiência na área de Administração, com ênfase em: Estratégia em Organizações, Gestão da Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Edição

Seção

Artigos