Perception and satisfaction of foreign students in a public education institution

Authors

  • Ana Paula Perlin Universidade Federal de Santa Maria
  • Debora Vestena Universidade Federal de Santa Maria
  • Luana Inês Damke Universidade Federal de Santa Maria
  • Tiago Zardin Patias Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i2.4540

Keywords:

Foreign students, adaptation, satisfaction

Abstract

This work aims to analyze the overall adaptation and satisfaction with the current context of life, main perceived difficulties and satisfaction with specific aspects among undergraduate foreign students in a Federal Institution of Higher Education in the interior of Rio Grande do Sul, linked to the Student Program Agreement-Graduation (PEC-G). Six students, mostly from the African continent, participated in the study. The data were obtained through interviews, which were conducted between August and September 2017. Most of the students registered reasonable or good levels of adaptation. Among the main difficulties cited are the homesickness they feel about the family and the differences of the Brazilian education system in relation to the system they were accustomed to in their country of origin. The services they would seek at this moment would be medical and dental assistance, assistance in the search for housing, living spaces for foreigners, psychological guidance and guidance and career planning. The research also highlights the need to consider cultural aspects in the care of these students, especially in the reception period, because it is when they feel more difficult to adapt and organize their personal and academic life in the new country.

Author Biographies

Ana Paula Perlin, Universidade Federal de Santa Maria

Atua como administradora na Universidade Federal de Santa Maria, é doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de estratégia em organizações. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), Especialização em Gestão Pública (2016) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Participou como bolsista CNPq do Programa Ciência sem Fronteiras por meio do qual cursou o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho (Portugal, 2012/2013). Atuou no Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Maria como bolsista CNPq (2010/2011). Desenvolve trabalhos relacionados as temáticas de inovação, estratégia e sustentabilidade. Realiza também atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Assistente Administrativa. 

Debora Vestena, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna da graduação do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas De Iniciação Tecnológica e Inovação - PROBIT. Participante do Grupo de Pesquisa em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade.

Luana Inês Damke, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração - Gestão e Negócios Agroindustriais pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2006), Especialista em Administração Estratégica pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2009). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é Servidora (Técnico Administrativo em Educação) na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS e Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria - PPGA - Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações.

Tiago Zardin Patias, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Administração (2002) e pós-graduado em Gestão de Pessoas (2006) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). É Mestre em Administração (2008) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutor em Administração (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professor Adjunto II na Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões. Temas de interesse: Inovação Social, Arranjos Produtivos Locais, Sustentabilidade, Agricultura Familiar, Políticas Públicas, Sistemas de Informação e Universidade.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007), de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP (2011-2014) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UFSM (1999-2001), Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM (2001-2003; 2012-2014), Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração da FEA/USP (2010-2014), em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA (DINTER/CAPES) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (2008-2010; 2014-2017). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Pesquisadora Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq), Consultora Ad-hoc da CAPES/MEC, Editora Chefe da Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (Qualis B2). Desenvolve ainda as atividades de Editora Associada da Revista de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas, Consultora Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e Consultora Ad-hoc da Secretaria de Ciência e Tecnologia SETEC/MEC. Atua e tem experiência na área de Administração, com ênfase em: Estratégia em Organizações, Gestão da Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável.

Published

2018-08-10

Issue

Section

Articles